Evento busca motivar os participantes a desenvolverem habilidades e capacidades empreendedoras.
Foto: Portal Educadora
695
Dois Vizinhos recebe, nos dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro, pela primeira vez na história, uma edição do Startup Weekend. Esse é um evento global que acontece em mais de 160 países e oferece 54 horas para que os participantes desenvolvam habilidades e capacidades empreendedoras. O evento acontece no Centro Universitário Unisep. “Esse evento, é para capacitar as pessoas. Ele é muito voltado ao empreendedorismo e a inovação, para as pessoas pensarem em empreendedorismo no sentido de resolver problemas do dia a dia com soluções invocadoras e, assim, transformarem seus negócios. O evento também pode ajudar a surgir novos negócios. A gente já organizou diversos hackathons (maratonas de programação), mas esse evento é um pouco mais intenso e duradouro. O hackathon tem duração de 24 horas e é muito voltado para a tecnologia, para surgir um software ou um aplicativo, enquanto o Startup Wekeend tem duração de 54 horas muito mais focado numa imersão em empreendedorismo e não tanto a tecnologia. Claro que a tecnologia está presente, embutida, mas a jornada é para construir um negócio”, disse Wellington Guandalin, do Ciklo2Vizinhos, o braço de tecnologia da ACEDV/CDL.
Ele falou sobre como vai funcionar o evento. “A jornada começa na sexta-feira com uma dinâmica de interação entre os participantes, onde eles vão formar as equipes e, muitas vezes, com pessoas que eles não conhecem. Queremos equipes multidisciplinares. No sábado, os problemas e as soluções são discutidos, as equipes vão para a rua, conversam com os empresários, voltam, desenvolvem protótipos, validam eles e, no meio da jornada, temos mentores, empresários e fundadores de startups que vão falar sobre como construir formulário de pesquisa, abordar clientes, além de outras ações como mentorias. O evento conta também com a atuação de um facilitador de fora que vai conduzir as ações. No domingo os produtos são apresentados, julgados e premiados”, completa Wellington.
Samara Pietrobom Dresch, coordenadora da Sudotec, destacou que o evento é aberto para qualquer pessoa maior de 16 anos. “Todos estão convidados para essa imersão do empreendedorismo. Nesse evento, todos vão desenvolver habilidades, ter um olhar mais amplo par ao seu negócio, podendo até criar um novo negócio. É como se fosse um Empretec em três dias. O evento tem temática livre e a inscrição custa R$ 90 sendo que estudantes pagam R$ 45 (clique aqui). Vale lembrar que os participantes terão alimentação inclusa e camiseta”, completa.
Parceiros
Luiza Gouvêa, da ACEDV/CDL, destacou a grande gama de parceiros do evento. “Temos muito apoio num evento que é uma novidade. Temos a Sudotec, a ACEDV/CDL, o Ciklo2Vizinhos, Sebrae, UTFPR, Unisep, além do Conselho de Tecnologia e algumas empresas que estão apoiando com recurso como a Precisa, Hotel Lago Dourado, Núcleo Premiere de Saúde, Leadfinder, Asimov Solar, Tog Design, Dez Telecom, Aiquefome, Daniela Fazão Centro de Estética, Escritório Gerencial e SS Sistemas. Essa é uma atitude que vai gerar inovação na nossa cidade e agora buscamos formas de estimular nossa população para participar”, conclui.
Fonte: Assessoria