No município, são cerca de 5 mil alunos nas escolas e creches. Na rede estadual, são 7,7 mil alunos na microrregião de DV.
Foto: Portal Educadora
529
Os colégios estaduais voltam a receber alunos nesta quarta-feira, 24, para o segundo semestre. O Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos (NRE-DV) espera receber 98% dos 7,7 mil alunos matriculados em 32 escolas, sete Apaes e a Apadv em sete municípios da microrregião. “A gente tentou motivar os alunos e os pais para ter, neste retorno, 98% de frequência. Essa é a nossa meta. A gente sabe que sempre temos alguns estudantes com atestado e tudo mais, mas nossa meta é ousada. A equipe está preparada para acolher os alunos, o NRE está trabalhando muito na acolhida, inclusive, para o aluno que faltou 10, 15 dias, teve algum problema e, quando ele voltar, as equipes estão prontas para receber muito bem esse estudante”, disse Dírsio Ferreira da Silva, chefe do NRE-DV.
Ele destacou que a média frequência no primeiro semestre foi de 90%. “As escolas estão preparadas, não temos problemas estruturais e a nossa única dificuldade é a frequência. A média da frequência, hoje, é de 90% e queremos mudar isso no segundo semestre. Veja, se 10% não vão para a aula, são 770 alunos semanalmente que faltam e isso a gente já pensa na questão da defasagem de aprendizagem e podemos ter reprovações em massa no final do ano. Eu peço aos pais, conversem com seus filhos, ainda temos tempo de recuperar a aprendizagem no segundo semestre”, completou.
O professor destacou que toda a equipe tem passado por capacitações. “Hoje, o Paraná, sem dúvida, tem o maior programa de formação de professores, diretores e chefes de núcleo do Brasil. Investindo na formação das pessoas, vamos melhorar a qualidade da educação pública. Em breve, todos os chefes do NRE vão receber um consultor da FGV que vão acompanhar o trabalho da chefia do núcleo, das equipes diretivas e elaborar um plano de ação e planos estratégicos para as escolas par aumentar a frequência e aprendizagem dos nossos estudantes”, conclui.
Paraná sem Bullying
O chefe do NRE destacou também que o tema bullying está sendo trabalhado com bastante força nesse segundo semestre. “Em cada escola, estamos trabalhando a temática do Paraná sem bullying e também ações de escuta, uma iniciativa de combate aos diferentes tipos de violência no ambiente escolar”, explicou.
No município
As escolas e centros municipais de educação infantil (CMEI’s) também voltam a receber os alunos nesta quarta-feira, 24 de julho. São esperados mais de 5 mil estudantes para o retorno. Nos últimos dias, as equipes passaram por formação e as escolas foram organizadas para receber os estudantes. O município segue o mesmo calendário do Estado. “Tudo aconteceu de forma tranquila. Tivemos uma formação segunda e terça-feira com os professores e funcionários e hoje (quarta) as crianças retornaram, tudo dentro da normalidade”, destacou Leda Maria Ferrari, secretária de educação, cultura e esporte.
Fonte: Portal Educadora