Geral

Convenção define Silvana Guzzo como candidata a prefeita em DV

É a primeira vez que uma mulher é cabeça de chapa na disputa pela prefeitura de Dois Vizinhos. Vice ainda está sendo debatido, mas pode ser a ex-vereadora Maria Marli.

Image
  • 04 de Agosto de 2024
  • Foto: Portal Educadora

  • 1998

No final da tarde deste domingo, 4, no auditório do Sintrial, aconteceu a convenção da Federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PV e PCdoB. A reunião entre os filiados dos partidos confirmou Silvana Guzzo (PT) como candidata a prefeita em Dois Vizinhos. A chapa conta ainda com o apoio do MDB, que teve sua convenção no sábado, 3, e pode indicar o candidato a vice. Entre os nomes cogitados, está o do ex-vereador e ex-prefeito Raul Isotton, que se colocou como pré-candidato. O PDT, que se reuniu no dia 30 de julho, e o PSB, que se reúne na segunda-feira, 5, ainda podem agregar a coligação e também podem indicar nomes para a majoritária.

Silvana é a primeira mulher a disputar a prefeitura do município e falou sobre a conjuntura, indicando inclusive uma chapa pura. “Nós temos vários partidos de oposição que nos procuraram e tem interessem em coligar. O MDB já está com a gente e o Raul se colocou na condição de candidato a vice-prefeito. Também estamos conversando com o professor Nilson Silvestro que está no PSB e é um nome que temos bastante afinidade, além de ser muito bem aceito pela executiva. O partido também tem o Odolir Picolli como pré-candidato. Os nomes serão debatidos na convenção deles. O PDT também, se houver consenso do grupo, vai nos apoiar. Nós entendemos que também deveríamos ter, na nossa convenção, um candidato que saísse daqui hoje caso não haja a coligação, por isso, também temos a proposta de uma chapa pura para deixar na ata e, por isso, eu convido e indico a nossa companheira Maria Marli”, disse.

Maria Marli também falou. “Se vier coligação, vamos pra rua. Se não tiver, vamos pra rua também. Vamos aguardar e, para mim, vai ser uma honra. Se não vier o Nilson, vamos nós duas. Vai ser histórico, pela primeira vez, duas mulheres do PT”, disse Maria Marli.

A federação terá também chapa de candidatos ao legislativo – nesse caso, o PV e o PCdoB abriram mão das suas vagas e a chapa terá apenas representantes do PT. “Esse é um momento histórico, político e democrático, um dos mais importantes que acontece na nossa cidade de quatro em quatro anos. Vamos escolher, indicar e homologar os nomes que serão nossos candidatos ao legislativo e também a chapa da majoritária”, resumiu Silvana.

Histórico

Silvana Guzzo é advogada e defensora pública estadual aposentada. É a primeira vez que disputa uma eleição. Silvana é filha de Jaime Guzzo, que foi prefeito do município em duas oportunidades: 1965/1969 e 1997/2000. Ela também é presidente municipal do Partido dos Trabalhadores. Entre as realizações, Silvana trouxe, em 1996, a defensoria pública para Dois Vizinhos. Ela ainda foi fundadora e presidente do Rotary Dois Vizinhos Amizade, do Coopermundi e já atuou como professora na Vizivali e no Mater Dei, de Pato Branco. Ela também é membro da diretoria da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) e Conselho Comunitário de Segurança de Dois Vizinhos (Conseg-DV).

Fonte: Portal Educadora