Geral

Noite Cultural nos Lagos do Iguaçu reunirá artistas de todo o Sudoeste

Serão diversas apresentações de dança, karatê, poesia, música e pintura em um evento que terá entrada gratuita.

Image
  • 05 de Agosto de 2024
  • Espetáculo Diálogos Cromáticos - Foto: Diogo da Silva/Divulgação

  • 647

No próximo dia 17 de agosto, um sábado, o Centro de Eventos dos Lagos do Iguaçu, em São Jorge D’Oeste, vai receber a primeira Noite Cultural. O evento terá entrada gratuita e vai reunir artistas de toda a região Sudoeste e foi idealizado por Lucas Debortoli e Maria Alice Corti com o apoio da prefeitura do município. A ideia nasceu pequena, ganhou corpo e já reúne mais de 100 artistas que estarão no palco durante as apresentações. “Eu e a Maria nos conhecemos há muito tempo e, nessa relação de muitos anos, a gente criou muito material, coreografias e trabalhos. Neste ano, depois de terminar a minha graduação em São Paulo, eu voltei para o Paraná e a gente voltou a fazer ensaios juntos. Decidimos, então, montar um espetáculo com música e dança, com nós dois participando e criamos o Diálogos Cromáticos. Já apresentamos alguns trechos em outros momentos, então, queríamos apresentar completo em São Jorge D’Oeste e, para fazer isso, demanda uma estrutura, tem um custo para usar o Centro de Eventos e, por isso, fomos em busca de parcerias. Entrando em contato com a prefeitura, ela se demonstrou interessada em ser parceira, mas fazendo um evento com outra cara, uma noite cultural, não só com a nossa apresentação, mas incluindo outros artistas do município, especialmente, os dos projetos sociais do CRAS como a dança acrobática e o karatê. Topamos a ideia e o evento foi ganhando uma grande proporção”, explica Lucas Debortoli, que está organizando o evento.

Ele falou sobre as atrações. “Era pra ser uma apresentação, um duo, e vamos ter quase 100 pessoas no palco. Por sorte, temos pessoas dispostas a ajudar, a patrocinar, conseguimos arcar certos custos, como a estrutura, num evento bem independente. Estamos fazendo com a cara e a coragem e o espaço é muito bonito, vale a pena conhecer. Vamos ter karatê com a Associação Garra de São Jorge, dança acrobática com o CRAS do município, o grupo Farrancho Missioneiro, de Chopinzinho, de dança tradicionalista, a Luciana, professora de artes plásticas daqui do município vai levar os alunos para pintar ao vivo, teremos também o grupo Mulheres que Dançam, a Silvana Veronese, que é cantora gospel do município, a Ana Terlamp que vai trazer um espetáculo de danças urbanas, o Studio Giane Bellé que vai apresentar ballet clássico, dança italiana e jazz, além da apresentação do Studio Maria Alice Corti e do espetáculo Diálogos Cromáticos. Temos também uma poetisa de São Jorge, que não vai estar do dia, mas vai gravar uma participação. Não vai ser muito longo, com cerca de 1h30, num evento muito legal e muito bonito”, completou.

Diálogos cromáticos

É um espetáculo de música e dança protagonizado por dois solistas que traçam diálogos entre sons e movimentos. A narrativa, assim como a vida humana, é baseada na constante mudança de cores, sentimentos e momentos que passamos, não só ao longo do dia, mas ao longo da vida. Nessa cromaticidade, o duo convida o público a ouvir e olhar momentos da sua história, em uma oscilação contínua entre criações do passado e do presente.

Fonte: Portal Educadora