Policial

Em ato de solenidade, 21º BPM celebra os 170 anos da Polícia Militar do Paraná

A PMPR foi fundada no dia 10 de agosto de 1984

Image
  • 07 de Agosto de 2024
  • Repórter Islan Roque

  • 511

Na manhã desta quarta-feira, 07 de agosto, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou em todo o Estado, uma solenidade militar que celebrou os seus 170 anos de história e tradição, comemorados no próximo dia 10 de agosto. O 21º BPM, realizou o ato de solenidade na sua própria sede, em Francisco Beltrão e reuniu autoridades militares, entre praças e oficiais, além de civis. O evento pode contar também com a participação da fanfarra com os alunos do Colégio Cívico Militar Vinícius de Moraes, de Dois Vizinhos.

A história da Polícia Militar do Paraná remonta à criação da Província do Paraná, em 1853, quando a região deixou de ser comarca de São Paulo, por decisão do Imperador Dom Pedro II. No ano seguinte, em 10 de agosto de 1854, o então Presidente da Província, Zacarias de Góis e Vasconcellos, sancionou a lei que autorizou a organização da Companhia da Força Policial, a qual se transformou na atual PMPR.

De acordo com o Tenente Coronel Rogério Gomes Pitz, comandante do 21º BPM, a Polícia Militar é uma das instituições mais antigas do estado e o 21º batalhão, com sede em Francisco Beltrão, criado em 2010 é um dos que tem mais cidades sobre a sua responsabilidade. “Veja bem, a Polícia Militar do Paraná, nasceu junto com a criação do Estado do Paraná. O nosso estado se desvinculou da província de São Paulo lá no ano de 1853 e um dos primeiros atos do governador da época, foi a criação da Polícia Militar. Inicialmente eram apenas 67 policiais que faziam o policiamento na capital do estado e em Paranaguá que tinha maior movimentação. Com o aumento da população no interior, houve a necessidade de criação de novos batalhões. Em 2010 foi criado o nosso batalhão, aqui em Francisco Beltrão. Hoje, somos um dos batalhões com mais municípios abrangentes. No total são 26 cidades.”

O Tenente Coronel, também falou sobre a evolução e estrutura atual da PMPR. "Naquela época, os militares faziam o policiamento a pé ou a cavalo. Quando os policiais da capital precisavam vir trabalhar no interior, precisavam vir de trem. Hoje temos uma polícia muito bem estruturada, temos viaturas de alta tecnologia, equipes especializadas com canil, com motocicleta, armamento de última geração. Hoje, estamos entregando um serviço de qualidade para a nossa população, com o governo do estado investindo na capacitação tecnológica das viaturas e nós da Polícia Militar capacitando no ser humano para melhorar cada vez mais o atendimento a nossa população.”

Ao ritmo da fanfarra com os alunos do colégio Cívico Militar Vinícius de Moraes, de Dois Vizinhos, a solenidade foi encerrada com um desfile militar composto pelas equipes RPA, BPFron, Rotam, Rocam, BPTran, entre outras.

O evento desta quarta-feira foi uma clara demonstração de respeito à tradição e ao legado da Polícia Militar do Paraná e de seus integrantes, ao mesmo tempo em que celebrou a modernização e o desenvolvimento contínuo da corporação. Ao longo dos seus 170 anos, a PMPR tem desempenhado um papel crucial na preservação da ordem pública no Estado do Paraná, sempre pautada por valores como respeito, ética e profissionalismo. A instituição reafirma seu compromisso com a segurança da população paranaense, incorporando novas tecnologias e equipamentos para fortalecer sua atuação.

Repórter Islan Roque/Portal Educadora
Com informações da Comunicação Social da PMPR.