Evento acontece no auditório da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL) a partir das 8h.
Foto: Assessoria
582
No próximo dia 3 de setembro, às 8h, no auditório da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL), será realizado o lançamento do Plano Dois Vizinhos 2040. Na ocasião, todos os candidatos ao executivo no pleito de 2024 no municípoio serão convidados a participar do evento, conhecer o plano e assinar um termo de compromisso que irão lutar pelas melhorias ali apontadas.
O momento é tratado como um marco significativo no planejamento e da promoção do desenvolvimento sustentável de Dois Vizinhos, num plano que promove melhorias em diversas áreas e pensa em melhorar a qualidade de vida no município. “Esse é um plano mais robusto. São 86 páginas, comparando com as 30 e poucas do plano DV 2030 e o desafio é buscar resultados ainda melhores. Estamos com vários indicadores excelentes, o município está entre os 15 do Paraná, com até 100 mil habitantes, com melhor qualidade de vida, então, estamos avançando graças ao trabalho, uma soma de esforço. Nossa ideia é pensar em como queremos Dois Vizinhos em 2040. Cascavel já pensa em 2050, Maringá 2047 e eu tenho dito na reunião dos coordenadores que todo município que tem plano estratégico, com visão do futuro, que sabe o que quer, sabe onde quer chegar, prospera. Podemos olhar Joinville, Jaraguá do Sul, Cascavel, Toledo ou Maringá, que tem planejamento há 43 anos, e há três anos é a melhor cidade para se viver. É extremamente importante essa integração, esse esforço coletivo para chegarmos no futuro que queremos, tendo um IDH acima de 0,95 em 2040 e uma gestão pública acima de 0,95 também”, destacou Luiz Carlos Peretti, coordenador do plano, em entrevista pra a Rádio Educadora FM.
Desde 2014, uma parceria da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL) com diversas entidades proporcionou a criação do Plano de Desenvolvimento Local. O documento é atualizado constantemente. “A gente tem consciência, certeza que muito do que está acontecendo no município é fruto de discussões que foram fomentadas no plano DV 2030. Por instigar, provocar, as coisas acontecem. Lançar ideias é extremamente importante porque elas acontecem. E vale lembrar que não podemos misturar política no plano, apenas pensar no desenvolvimento como um todo. Nossa cultura é muito imediatista, mas temos que ter calma, paciência, pensar, ter pessoas técnicas, estudos, numa construção de um município melhor. Por isso que temos que ter essa resiliência, perseverança e pensar aquilo que pode fazer a diferença para o município”, conclui.