Entre quase 3 mil escolas, o colégio 28 de Novembro ficou em 10º lugar
Repórter Islan Roque
1385
O Paraná tem a melhor educação do Brasil tanto no ensino médio quanto no ensino fundamental (anos iniciais e finais). É o que apontam os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.
Entre 2021 e 2023, o Paraná aumentou de 4,8 para 4,9 a sua nota no Ideb no ensino médio, o que inclui as escolas públicas, sob gestão do Governo do Estado, e as escolas privadas e institutos federais. Com isso, o Estado manteve a liderança nacional alcançada em 2021, permanecendo à frente de Goiás e do Espírito Santo, ambos com nota 4,8. A média nacional é de 4,3.
Apenas na rede estadual a nota do Ensino Médio do Paraná é de 4,7, muito próxima de Goiás, com 4,8. Houve uma evolução de 0,1 em relação ao ranking de 2021.
Nos últimos anos do ensino fundamental, que engloba estudantes do 6º ao 9º ano, o Ideb do Paraná passou de 5,4 para 5,5. A alta fez com que o Estado, que era 3º colocado na avaliação de 2021, assumisse a liderança também neste recorte, empatado com os estados do Ceará e Goiás, que também obtiveram índice 5,5. A média nacional ficou em 5.
O Paraná também lidera a classificação de rede pública nessa faixa etária, com 5,4, acima de Ceará e Goiás.
DOIS VIZINHOS
De acordo com os dados divulgados, Dois Vizinhos ficou em 31º lugar entre os 399 municípios paranaenses na avaliação correspondente à educação básica, no ensino fundamental 1, com alunos do 1º ao 5º ano, ficando à frente de municípios maiores, como por exemplo, Pato Branco e Francisco Beltrão.
A secretária Municipal de Educação, Leda Ferrari, falou sobre esse resultado. “É uma avaliação externa, que ocorre a cada dois anos, a última em 2021 e, por conta da pandemia, tivemos uma queda, estávamos com 6.9 e foi para 6.8 e neste novo Ideb atingimos a média de 7.5, que é extremamente importante porque condiz com as verbas que retornam ao nosso município para sustentar toda rede básica, desde o berçário até o 5º ano. É um trabalho que envolve muitos profissionais e só temos que agradecer a todos eles”, disse.
Ainda em relação a educação básica, foram 2.944 escolas participantes em todo o Paraná. Sendo que a Escola Municipal 28 de Novembro, de Dois Vizinhos ficou com o 10° lugar entre todas elas. Entre as 13 escolas do município, que participaram, somando um total de mais de 600 alunos avaliados, a Escola 28 de Novembro ficou em 1º lugar, com a participação de 54 alunos avaliados.
A diretora, Romancilda Biavatti (Roma), destaca com muito orgulho e alegria, essa conquista. “Isso é motivo de orgulho para nós, porque nós esperávamos ansiosos por esse resultado. Isso se dá ao empenho e dedicação de todos os envolvidos, das nossas crianças, dos familiares. Essas duas crianças que fizeram a prova, chegaram pra nós no ano de 2018, quando ingressou na pré-escola e começamos a conduzir esse trabalho. Então o ritmo da escola 28 de Novembro é bem sistemático, a gente é muito criticado pela forma conteudista que a gente tem. Porém, quando a gente vê esse resultado satisfatório, a gente vê que estamos no caminho certo, fazendo educação e fazendo acontecer. Então hoje, o que eu tenho a dizer é que estou muito feliz, quero agradecer à tosos os envolvidos, agradecer à equipe, a todos que passaram por essas crianças que foi um trabalho de muito empenho e dedicação. Agradecer também a questão do apoio e suporte que a gente tem, que fez com que a gente alavancasse o nosso trabalho com essas crianças”. Finalizada, a diretora.
Fonte: Portal Educadora com AEN