• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO
Policial

Corpo de Bombeiros registrou mais de 20 incêndios à vegetação nos últimos sete dias, em DV

As queimadas foram registradas no perímetro urbano e na área rural do município...

Image
  • 22 de Agosto de 2024
  • Repórter Islan Roque

  • 661

Nos últimos dias, o tempo seco com a baixa umidade relativa do ar, tem sido um grande problema, principalmente para aquelas pessoas que sofrem com doenças respiratórios, como: asma, bronquite, pneumonia, sinusite, renite alérgica, entre outras.

Se não bastasse esse efeito por conta das causas naturais, outra situação que vem potencializando ainda mais o clima seco e a baixa umidade do ar, são as queimadas criminosas.

Nos últimos sete dias, o Corpo de Bombeiros de Dois Vizinhos já registrou pelo menos 20 queimadas, seja em área de vegetação as margens das rodovias ou em terrenos baldios no perímetro urbano da cidade. Crime esse que além de causar estrados ambientais, destruindo e matando a flora e fauna. Também causa prejuízos a saúde humana, principalmente para essas pessoas que sofrem com essas doenças.

Cabe frisar que, de acordo com o Artigo 41 da Lei 9.605/98 de Crimes Ambientais, provocar incêndio em mata ou floresta, a pena é de reclusão, de dois a quatro anos, e multa. Parágrafo único. Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa. De acordo com o Artigo 54, da mesma Lei, causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora. Cabe pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Denúncias:

As denúncias contra esses tipos de crimes, podem ser feitas inclusive de forma anônima. As pessoas devem entrar em contato diretamente com o Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde da Polícia Militar, através do site da Ouvidoria do Estado: www.pmpr.pr.gov.br/BPAmb. Se preferir, podem denunciar também através do Disque Denúncia 181, e se o crime estiver acontecendo naquele momento, a denúncia pode ser realizada através de ligação via 190 da Polícia Militar.

Repórter Islan Roque/Portal Educadora