Geral

Ação da AndeDV garante transporte para doadores de sangue

Ônibus sairá de Dois Vizinhos na sexta-feira, 30, para levar doadores ao Hemonúcleo de Beltrão.

Image
  • 27 de Agosto de 2024
  • Foto: Gilson Abreu/ SGAS

  • 163

O Grupo de caminhantes AndeDV está reunindo pessoas interessadas em doar sangue no Hemonúcleo de Francisco Beltrão. Haverá ônibus gratuito para o transporte saindo na sexta-feira, 30 de agosto, às 8 horas, em frente da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL). Para mais informações entre em contato com a representante do grupo AndeDV, Luciane Reguelin pelo (46) 99138-2050.

DOADOR

Para doar sangue no Paraná, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade podem doar desde que estejam acompanhados pelo responsável legal e com autorização.

O doador deve pesar no mínimo 51 quilos e deve estar descansado, alimentado e hidratado. Alimentos gordurosos devem ser evitados nas quatro horas que antecedem a doação. É obrigatório apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação.

O processo de doação começa com a procura por uma das unidades de coleta no estado. No local, o doador é cadastrado, responde a um questionário e passa por uma triagem clínica para verificar se cumpre os requisitos. Um exame rápido é realizado para verificar a presença de anemia. Se o doador for considerado apto, a coleta de sangue é realizada, totalizando cerca de 450 ml. Todo o processo dura aproximadamente 40 minutos.

Homens podem doar sangue a cada 60 dias, com um máximo de quatro doações em um período de 12 meses. As mulheres podem doar a cada 90 dias, com um limite de três doações no mesmo período.

Fonte: Portal Educadora