• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

DO PAGO AO SERTÃO

com

JULIO VENDRAMINI
Geral

Advogado de Isabel Veloso fala sobre os ataques que ela vem recebendo na Internet

Emanuel Ricardo Ribeiro Benini que defende a duovizinhense participou do Programa Sete e Meia na Rádio Educadora FM.

Image
  • 03 de Setembro de 2024
  • Foto: Reprodução YouTube

  • 1824

Na manhã desta terça-feira, 3, o Programa Sete e Meia, na Rádio Educadora FM, recebeu o advogado Emanuel Ricardo Ribeiro Benini, que representa a jovem duovizinhense Isabel Veloso, que tem sido alvo de muitas críticas nas redes sociais nas últimas semanas. Lutando contra um Linfoma de Hodgkin desde 2021, quando tinha 15 anos, Isabel recebeu, no início de 2024, a notícia dos médicos de que teria poucos meses de vida, entrando nos cuidados paliativos. Na época, um grupo de amigos se sensibilizou e organizou uma vaquinha virtual para que ela e o noivo realizassem o sonho de casar e isso fez com que Isabel ganhasse muitos seguidores no Instagram (atualmente está com 3,3 milhões), ganhando repercussão nacional. Recentemente, Isabel anunciou sua primeira gravidez e isso gerou uma reação adversa por parte de muitas pessoas, que passaram a criticar a jovem. O advogado, então, procurou esclarecer algumas situações. Transcrevemos, abaixo, alguns trechos da entrevista:

Renata Pagnoncelli – Qual é a sua relação com a Isabel, quando você a conheceu?

Emanuel Ricardo Ribeiro Benini - Nós conhecemos a história da Isabel em 2021. A Isabel Veloso ela já era portadora da doença e o pai dela, o Joelson, procurou nosso escritório para que fosse feito um pedido judicial de liberação de medicamentos que o SUS não estava fornecendo. Na época, indicamos um colega que tinha maior experiência no assunto que ajuizou uma ação em caráter liminar para que fossem cedidos esses medicamentos. Em primeiro grau, ele conseguiu a decisão em caráter liminar antecipando os medicamentos, mas o município e o Estado recorreram e, no Tribunal de Justiça, foi mantida a decisão e esses medicamentos trouxeram para ela uma melhora. Infelizmente em meados de 2023, início de 2024, o câncer retornou e fomos contatados novamente para fazer um novo pedido. Esse colega o fez, foi pleiteado, cedido, mas, infelizmente, a medicação não surtiu mais efeito aí ela entrou em um câncer avançado que foi considerado terminal e ela entrou em cuidados paliativos. A nossa assessoria jurídica começou recentemente em virtude dos ataques que ela vem sofrendo na internet.

Renata Pagnoncelli - Vocês têm acesso, por exemplo, se existe algum processo cível ou criminal contra ela?

Emanuel Ricardo Ribeiro Benini - O que tem contra a Isabel são informações rasas da internet, sem fundamento probatório. Ela é uma menina totalmente transparente. Tudo o que ela pensa, fala, ela exterioriza para as pessoas e o que tem contra ela são ameaças, difamações, calúnias que vem acontecendo na Internet e as pessoas fazem isso por acreditar que a Internet é uma terra sem leis. Esse é o erro. Você se tornar um juiz através da Internet. As pessoas deixam de acreditar, às vezes, num processo e acreditam em um influencer, em um criador de conteúdo e aí começa o erro, que cai em uma falácia, mentira, que causa sofrimento a uma jovem de 18 anos.

Renata Pagnoncelli - A Isabel vai abrir processos sobre difamação, calúnia ou injúria?

Emanuel Ricardo Ribeiro Benini - Já abrimos alguns processos. Alguns já foram protocolados, já pedimos em caráter liminar a remoção de vídeos que são difamatórios. Algumas medidas foram tomadas, claro que existe uma lista dos quais o nosso acervo documental tem guardado. Recebemos dos fãs da Isabel alguns prints, vídeos de pessoas que agem de forma difamatória e caluniosa para responsabilizar esses criminosos. Esperamos que essas pessoas recebam o peso da justiça, o peso da responsabilização porque isso que estão fazendo com a Isabel é grave. Nós acreditamos que a verdade sempre vai prevalecer. Independente do tempo, da circunstância, eu costumo dizer que o tempo é o senhor da razão. A verdade virá à tona e essas pessoas serão responsabilizadas, quem está comendo isso no meio digital.

Renata Pagnoncelli - Onde foi a virada de chave nesse sentimento das pessoas com relação a Isabel?

Emanuel Ricardo Ribeiro Benini - Muito se deu pela gravidez dela. Ela fez algumas publicações na Internet porque como funciona? Ela veio de uma família humilde e, depois que ela começou a apresentar a vida dela, a luta contra o câncer, como foi difícil esse período que ela passou no estado terminal e, graças a Deus, ela está melhor hoje e as pessoas tem que ficar felizes com isso, é um motivo de felicidade, mas é diferente do que temos visto. As pessoas agem de forma difamatória porque ela está melhor hoje. A Isabel recebeu algumas propostas de publicações para fazer na Internet e não tem nada de errado nesse sentido. Temos influencers que vivem disso e é algo lícito. Quero que me provem que o modus operandi da publicação, de ganhar o dinheiro em cima disso é ilegal. Você não vai encontrar. A Isabel, agindo de boa fé, acreditando na boa fé das empresas que entraram em contato com ela, acabou fazendo essas publicações. Nunca houve o dolo da Isabel de cometer qualquer tipo de ato criminoso em relação a essas propagandas porque o crime se responde através da intenção do dolo e nunca houve dolo da Isabel. Isso quem diz é a lei, mas existem influencers que dizem o contrário. Então em quem você vai acreditar? É uma questão bem complicada e, decorrente dessas publicações, tiveram problemas de entregas de alguns produtos que a Isabel fez (divulgação). Eu não estou dizendo que as publicações foram golpes porque não tem nada comprovado. Estou dizendo que as pessoas reclamaram e caíram em cima da Isabel que, infelizmente, não teve nada a ver com aquilo e fez, tão somente, contrato de publicidade e anúncio. Ela está sendo atacada nessa enxurrada ameaças e difamações.

Em outro trecho, sobre o assunto, o advogado acrescenta: “O Joelson (pai de Isabel) tem procurado as pessoas que se dizem lesadas tentando localizar as que não receberam os produtos objeto de anúncio da Isabel, para que possa ressarcir o valor que foi comprado. Não houve má fé por parte da Isabel. As publicações não foram responsabilidade da Isabel, ela fez uma publicação para essas empresas, diante de contratos que foram assinados, tão somente para publicidade e o anúncio dessas. Não há uma responsabilidade, uma vontade, um interesse de causar problema para outras pessoas.

Renata Pagnoncelli - Ela aprendeu com isso?

Emanuel Ricardo Ribeiro Benini – Sim. Tanto é que procurou um advogado para revisar os contratos de publicidade dela. Ela procurou uma assessoria para auxiliar ela nessa questão contratual.

Renata Pagnoncelli - Você tem acesso aos exames dela?

Emanuel Ricardo Ribeiro Benini - Quando ela nos procurou, ela entregou uma documentação médica de um hospital do câncer aqui do Paraná que deu laudos médicos desde 2021. Graças a Deus, a situação está controlada, mas não sabemos quando o câncer pode voltar. Esperamos que ela dure bastante tempo, mas não temos como precisar a expectativa de vida. Gerou-se uma expectativa que ela morreria em poucos dias, mas talvez foi o que os médicos passaram para ela. Ela está bem, está grávida, isso tinha que ser um motivo de felicidade, mas para as pessoas está tudo errado e esse é o grande problema da sociedade. A verdade virá e esperamos que as pessoas sintam o peso da justiça porque o que estão fazendo com ela é um crime.

A entrevista completa você pode acompanhar no player acima.