Semana será com tempo muito seco e temperaturas acima dos 35ºC em Dois Vizinhos.
Foto: Portal Educadora
347
A seca extrema e a fumaça de queimadas da Amazônia, Cerrado e do Pantanal vêm poluindo o ar de diversas cidades do Brasil. Os estados do Sul e do Sudeste vêm recebendo a fumaça dos incêndios, já que um corredor de vento se desloca do Norte ao Sul do país, passando inclusive por Bolívia e Paraguai.
No final de semana, foram registrados mais de 7 mil focos de calor no país, de acordo com dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Em julho e agosto, o número bateu recorde em diversos locais, inclusive na Amazônia, onde o nível de chuva está abaixo do normal, afetando as bacias hidrográficas e tornando a vegetação mais suscetível ao fogo.
No domingo, 8, Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e São Paulo (SP), nesta ordem, foram as três cidades com maiores níveis de poluição no mundo, de acordo com monitoramento da IQAir, empresa suíça de tecnologia de qualidade do ar.
PREVISÃO DO TEMPO
De acordo com o Simepar, nesta segunda-feira, 9, é esperado um rápido aquecimento em praticamente todas as regiões do Paraná. Há tendência de os termômetros passarem dos 35ºC entre as faixas oeste e norte. No noroeste paranaense chega aos 38ºC na região de Loanda e Querência do Norte. A tendência para os próximos dias é de que seja ainda mais quente e com tempo bem seco – a umidade do ar será inferior a 30% nas cidades paranaenses, o que aumenta bastante a condição e o risco de queimadas. Em Dois Vizinhos, a segunda-feira, já começou com temperatura de 19ºC e deve chegar 35ºC, sem chances de chuvas ao longo da semana.
Fonte: Portal Educadora