• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

DO PAGO AO SERTÃO

com

JULIO VENDRAMINI
Geral

Morre aos 116 anos, Armênia Maria de Jesus, oficialmente a mulher mais idosa de Dois Vizinhos

A idosa estava internada no hospital Regional em Francisco Beltrão desde a madrugada desta segunda-feira...

Image
  • 10 de Setembro de 2024
  • Repórter Islan Roque

  • 1908

Faleceu na tarde desta terça-feira, 10 de setembro, no hospital Regional, em Francisco Beltrão, a duovizinhense Armênia Maria de Jesus, aos 116 anos de idade. Oficialmente, dona Armenia era uma das mulheres mais velhas do Brasil e com certeza a duovizinhense mais idosa.

Armenia, nasceu em 15 de maio de 1908, em Salinas, cidade localizada no Vale do Jequitinhonha, interior de Minas Gerais. No ano de 1951, cansados com a vida difícil no interior mineiro, dona Armênia, juntamente com os nove filhos, acompanharam o marido que em busca de uma vida melhor para a família, saiu lá do Vale do Jequitinhonha, com destino ao Paraná. Foram oito dias de viagem encima de um caminhão e dentro de um trem, até chegarem na cidade de Campo Mourão-PR.

Depois de sete anos morando em Campo Mourão, a família se mudou para a região, onde hoje é localizado o município de Dois Vizinhos, que naquela época era apenas um recém-nascido. Pouco tempo depois, dona Armênia viria a perder o seu marido. Agora, viúva e com nove filhos para criar, a mulher seguiu firme na sua jornada de mãe. Durante uma entrevista com o repórter Islan Roque, Armênia disse que, o homem que Deus havia lhe dado, foi aquele que ele mesmo levou. Com esse pensamento, mesmo passando por muitas dificuldades, ela preferiu cuidar dos filhos sozinha e nunca mais quis arrumar um outro companheiro.

Atualmente, dona Armênia residia no bairro Vitória, em Dois Vizinhos, juntamente com o seu filho Milton, 73 anos. Ela já estava bem debilitada e com dificuldades para comunicar e se locomover. Na madrugada desta segunda-feira, 9, a idosa teria passado mal e foi levada as pressas ao hospital Pró-Vida, na sequência foi transferida para o hospital Regional, em Francisco Beltrão, onde não resistiu e veio a óbito na tarde dessa terça-feira.

Velório:

O velório está sendo realizado na Casa Mortuária SASF, localizada no bairro São Francisco de Assis, em frente ao Cemitério Municipal Norte. Às 15h00min desta quarta-feira, 11, acontecerá a missa de corpo presente, e logo após, sepultamento no cemitério Municipal Norte. 

Repórter Islan Roque/Portal Educadora