Geral

Entenda o que aconteceu com a água do rio Jirau Alto

A água estava turva devido a um fluído natural que caiu no rio Jirau...

Image
  • 10 de Setembro de 2024
  • Repórter Islan Roque

  • 1950

Nos últimos dias, principalmente na manhã desta segunda-feira, 9 de setembro, uma coloração estranha, deixou turva a água do rio Jirau Alto, chamando assim a atenção da população duovizinhense, que chegou a achar que estivesse ocorrendo um crime ambiental. Diante a diversas denúncias sobre esse possível crime ambiental, o departamento de jornalismo das rádios Educadora FM e Vizi FM, foi atrás de informações para esclarecer os fatos.

O repórter Islan Roque conversou com diversas autoridades municipais ligadas ao meio ambiente, inclusive com o Dalmo, presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Segundo ele, ainda pela manhã dessa segunda-feira, os técnicos do meio ambiente foram até o rio Jirau, coletou amostra da água e após análise foi constatado que o material que estava sendo despejado no rio não se tratava de nenhum produto químico e sim de um produto natural utilizado na perfuração de poços. “Como todos já sabem, está sendo perfurado um poço para captação de água do Aquífero Guarani, ao lado da central de captação e tratamento de água da Sanepar, ali atrás da Miolar Alimentos e ao lado do rio Jirau Alto, esse fluído acabou caindo na água do rio, causando essa coloração estranha. Porém não se trata de um produto químico e sim de um fluído natural.” Disse, Dalmo.

O repórter Islan Roque, também conversou com um técnico da Sanepar e ele por vez reafirmou que o fluido, de fato, é natural e não causa nenhum dano ao meio ambiente. “Este fluído de argilas hidratáveis a base de bentonita é diluído na água para ajudar na retirada dos resíduos na perfuração dos poços. No decorrer da perfuração do poço, isso vai acontecer mais vezes e é normal. Não estamos despejando nenhum material químico no rio, a população pode ficar tranquila. Só que o povo deve entender que não existe progresso sem transtorno.” Afirma, o técnico da Sanepar.

O município de Dois Vizinhos vive um problema recorrente no que diz respeito a falta de água, e de acordo com a Sanepar, a expectativa é a de que esse poço produza de 200 a 250 mil litros de água por hora, trazendo incremento de 60% na produção de água e garantindo abastecimento para Dois Vizinhos até 2040.

Repórter Islan Roque/Portal Educadora