Geral

Ar volta a ter condição insatisfatória em Dois Vizinhos

Tempo seco aliada a alta ocorrência de queimadas estão prejudicando o ar no município.

Image
  • 23 de Setembro de 2024
  • Foto: Portal Educadora

  • 179

O município de Dois Vizinhos voltou a ter um nível de poluição do ar muito alto no início desta semana. De acordo com o site suíço iqair, o nível atual da qualidade do ar (AQI) está em 136, ou seja, o ar não está saudável, principalmente, para grupos de risco ou pessoas com problemas respiratórios. Essa situação pode gerar problemas para a saúde de toda a população. Esse índice é considerado bom quando está entre 0 e 40, moderado entre 41 e 80, ruim entre 81 e 120 e muito ruim entre 121 e 200.

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) baseia o AQI em cinco poluentes regulamentados pela Lei do Ar Puro, sendo eles: ozônio, material particulado, monóxido de carbono, dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio. A expectativa é que a partir de quarta-feira as condições apresentem melhora, com o índice baixando de 100, mas com o ar permanecendo com a qualidade moderada.

Outros índices

Outro alerta é dado quanto ao Material Particulado, ou PM 2,5, que representam partículas de poeira muito finas (com 2,5 microns ou menos de diâmetro) contidas no ar. A concentração de PM2,5 está 49,7 em Dois Vizinhos, o que representa, atualmente, 9,9 vezes o valor da diretriz anual de qualidade do ar da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essas partículas são pequenas o suficiente para penetrar no sistema respiratório e causar problemas de saúde, como asma, pneumonia e câncer de pulmão. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma média anual de 5 µg/m3 e uma média de 24 horas de 15 µg/m3 para o material particulado 2.5. 

O que fazer?

As recomendações são para que os grupos sensíveis utilizem máscara. Também se recomenda a redução da quantidade de exercícios ao ar livre, manter as janelas fechadas e a utilização de ar condicionado/purificadores de ar. Especialistas também indicam a lavagem nasal duas vezes por dia e a utilização de colírio nos olhos para minimizar os efeitos do ressecamento.

Fonte: Portal Educadora