Geral

Everton Lozano é nomeado reitor da UTFPR para o período 2024-2028

Decreto presidencial foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda, dia 23 de setembro.

Image
  • 24 de Setembro de 2024
  • Foto: Assessoria

  • 142

Foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 23 de setembro, o decreto presidencial que nomeia Everton Ricardi Lozano da Silva para exercer o cargo de reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) a partir da terça-feira, dia 24. O mandato do novo gestor terá duração de quatro anos (2024-2028).

A publicação do decreto assinado pelo presidente Lula concretiza o processo eleitoral para a escolha do reitor da instituição, iniciado em dezembro do ano passado com a aprovação do regulamento das eleições pelo Conselho Universitário (Couni).

Everton Lozano é professor do Campus Dois Vizinhos, onde exercia o cargo de diretor-geral desde 2017. O novo reitor possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), onde também realizou mestrado em Agronomia, e doutorado em Engenharia Agronômica, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor Associado III da UTFPR, Lozano atua nos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas, e nos programas de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Agronomia e Zootecnia da Universidade.

"Receber a nomeação nesta data do dia 23 de setembro, quando nossa instituição comemora 115 anos de história, é muito significativo. Os momentos mais produtivos da minha vida profissional foram construídos na UTFPR; e, como fruto desse trabalho, a comunidade depositou seu voto de confiança na minha proposta de gestão. Uma proposta construída com o auxílio de muitas pessoas de toda a Universidade, submetida à comunidade e que, agora, completa o rito democrático da nomeação", comenta o novo reitor.

Lozano venceu a consulta informal à comunidade, realizada em junho pela Comissão Eleitoral Paritária (CEP), e encabeçava a lista tríplice encaminhada pelo Couni à Presidência da República, a quem compete a escolha dos reitores das universidades federais. Everton Lozano foi o candidato com a maior votação na consulta informal - conquistou 45,22% dos votos válidos e venceu nos três segmentos da comunidade acadêmica: 47,33% de preferência entre os estudantes, 46,68% entre os servidores técnico-administrativos e 41,65% entre os servidores docentes.

A expectativa, segundo o novo reitor, é realizar um mandato que agregue pessoas e competências: "enquanto gestão, temos o compromisso de resgatar a harmonia no clima organizacional, incentivando a colaboração e o bem-estar em todas as esferas de trabalho. Acreditamos que é em um ambiente assim, democrático, plural, inclusivo e inovador, que cada indivíduo poderá alcançar seu pleno potencial".

"A história de 115 anos da nossa Universidade atesta que temos a resiliência e a coragem necessárias para, juntos, construirmos uma UTFPR mais forte, mais humana e preparada para os desafios do presente e do futuro", completa.

Everton Lozano é o quinto reitor da instituição desde a transformação em Universidade Tecnológica. Ocuparam anteriormente o cargo: Eden Januário Netto (2005-2008), Carlos Eduardo Cantarelli (2008-2016), Luiz Alberto Pilatti (2016-2020), Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho (2020-2024).

Em Dois Vizinhos

Com a saída de Lozano para a reitoria, a UTFPR de Dois Vizinhos terá que fazer nova eleição para diretor nos próximos meses. Ele tem mandato de diretor no campus duovizinhense até maio de 2025. “A legislação e a normativa da UTFPR diz que, em caso de vacância do cargo de diretor geral de campus, o reitor deve nomear um diretor interino que, num prazo de 60 dias, tem que organizar a escolha, uma eleição interna, do novo diretor. Só que coincidentemente o cargo de diretor está entrando em vacância porque eu vou para a reitoria. Então, eu vou para lá e meu primeiro ato é nomear um diretor aqui em Dois Vizinhos que vai ter um prazo de 60 dias para organizar a consulta”, disse Everton Lozano, em entrevista à Rádio Educadora FM.

Fonte: Assessoria