• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

DOMINGAO 107

com

LUÍS GUSTAVO
Geral

Alunos do Senai de DV vão participar de competição internacional

A WorldSkills é considerada a Olímpiada Mundial da Educação Profissional e a primeira fase acontece em Curitiba.

Image
  • 26 de Setembro de 2024
  • Foto: Portal Educadora

  • 226

Entre os dias 21 e 25 de outubro, alunos e professores do Senai de Dois Vizinhos vão participar da etapa estadual do WorldSkills que é considerada a Olímpiada Mundial da Educação Profissional. Eles representam o município em duas categorias: desenvolvimento mobile e desenvolvimento web design. A equipe é composta pelos alunos Felipe Brostolin Ribeiro, Gustavo Rodrigues de Lima e Gabriel Rodrigo Cavejon, além do orientador pedagógico Giovani Kubiak e do supervisor de Tecnologia da Informação Guilherme Emanuel Pires. Na ocasião, eles serão desafiados a desenvolver um site e um aplicativo do zero, dentro de um tema proposto pela organização. A expectativa é grande. “A gente tem procurado treinar bastante, com simulados, para chegarmos bem nessa competição. Selecionamos os melhores alunos para participar da etapa idealizando uma possível classificação pra as próximas etapas (a etapa internacional acontece na China, em 2026). O Gustavo e o Felipe representam a gente no desenvolvimento mobile e o Gabriel no desenvolvimento web design”, explicou Guilherme.

A WorldSkills International reúne jovens talentos de mais de 85 países em provas que avaliam habilidades técnicas, promovendo o desenvolvimento e a excelência dos futuros profissionais. “Temos chances de estar no pódio. Eu já trabalho na área, na Ciss, comecei com desenvolvimento mobile, atualmente não estou nessa área, mas estou bem por dentro da tecnologia. Na prova, vamos ter que desenvolver um protótipo, a cara do app, e vamos desenvolver todo o fluxo que será percorrido dentro do aplicativo dentro do tema proposto”, destacou Gustavo. Felipe exaltou a preparação. “A gente vai dar conta do desafio. Estamos nos preparando muito e é algo que eu estudo há tempo, algo que eu sempre tive interesse em desenvolver”, completou.

Gabriel Cavejon também falou sobre o que ele vai fazer na competição. “Na minha modalidade, basicamente, eu tenho que desenvolver tudo o que acessamos no navegador, é o desenvolvimento de um site. Vamos ter uma prova surpresa, estamos treinando bastante quando conseguimos, quando sobra tempo e vamos chegar bem nesse evento”, estimou. A WorldSkills

Conhecida por ser a maior competição de educação profissional do mundo e por reunir os melhores alunos, o evento acontece a cada dois anos e tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes. Com desafios em 52 modalidades diferentes, a WorldSkills conecta e capacita comunidades para atuarem na resolução de problemas de ordem mundial. Os competidores realizam atividades do dia a dia das profissões dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade da indústria. O estudante precisa estar fazendo ou ter cursado algum curso do Senai em áreas correlatas da categoria que pretende concorrer.

Fonte: Portal Educadora