Vizinhos estão sendo coagidos e ameaçados pelos frequentadores do local...
Foto: Ellen Cristina
135
Nos últimos dias, o departamento de jornalismo da rádio Educadora FM, vem recebendo diversas reclamações envolvendo o antigo laticínio, localizado no bairro Sagrada Família, em Dois Vizinhos. Os relatos dão conta de que o local vem sendo utilizado por usuários de drogas e também por pessoas que furtam fios e utilizam o local para fazer a queimada dos cabos a fim de extrair o cobre. Ainda de acordo com os relatos, os moradores que residem nas proximidades do antigo laticínio estão se sentindo coagidos e vem sofrendo ameaças por parte dos frequentadores do local.
O repórter Islan roque conversou com o Tenente Scarsi, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Dois Vizinhos e ele disse que a polícia está ciente da situação e que as equipes RPA vem realizando rondas ostensivas nas proximidades, inclusive por algumas vezes já retirou os usuários do local, porém eles retornam assim que os policiais vão embora.
Ainda de acordo com o Tenente Scarsi, a situação vai além de um problema de segurança, mas envolve também um problema social e de saúde pública. “Esse problema não é um problema que se resolve da noite para o dia. O problema de uso de drogas, é um problema de ordem social também. Ele respinga na segurança pública, mas primeiramente é um problema social. Então nos próximos dias a gente vai levar essa demanda também a Assistência Social do nosso município e a Secretaria de Saúde, de forma a envolver todos os órgãos competentes para resolver o problema. Porque apenas as ações da PM com abordagens e prisões não irá resolver a totalidade do problema. Esse é um problema complexo que exige a atuação de diversos órgãos.”
O Tenente também reforçou os canais de contato direto com a corporação, e orientou os moradores a acionarem a Polícia Militar, caso eles sejam novamente ameaçados ou coagidos. “Nós orientamos a população, sempre que se sentirem lesados de alguma forma, pode acionar a Polícia Militar através do telefone 190, já bem conhecido, ou então através do nosso aplicativo, como nós sempre orientamos. Baixe o aplicativo 190-PR, que pode ser baixado na Play Store ou na Apple Store e o cidadão pode acionar a PM através dali.”
Repórter Islan Roque/Portal Educadora