• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

EDUCADORA NEWS

com

WELLINGTON BASSO
ALEXANDRE BAGGIO
RENATA PAGNONCELLI
ISLAN ROQUE
Geral

Pardal 2024 já recebeu 29 denúncias de propaganda irregular de candidatos em Dois Vizinhos

Aplicativo está disponível nas lojas de dispositivos móveis.

Image
  • 02 de Outubro de 2024
  • 529

O aplicativo Pardal 2024 foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral para receber denúncias de propaganda irregular nas eleições. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). Os seguintes serviços estão disponíveis para recebimento e acompanhamento das denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral: Pardal Móvel, Pardal Web e Pardal ADM.

DENÚNCIAS

No Paraná, tinham sido registradas 5853 denúncias, através da ferramenta, até a manhã de quarta-feira, 2 de outubro, sendo 3786 contra candidatos a vereador, 1166 contra candidatos a prefeitos, 853 contra partidos/coligações/federações e 48 contra candidatos a vice-prefeito. Destas, 24% estão relacionadas a irregularidades na internet, 19% em banners, cartazes ou faixas, 15% a propaganda irregular em bem público e 12% em bem privado.

Na 115ª Zona Eleitoral de Dois Vizinhos, até o dia 2 de outubro, foram realizadas 29 denúncias de propaganda irregular de candidatos em Dois Vizinhos, oito em Cruzeiro do Iguaçu, uma em Verê e nenhuma em Boa Esperança do Iguaçu.

Pardal Web e Pardal ADM

Pelo Pardal Web, é possível acompanhar o andamento e as estatísticas das denúncias apresentadas via Pardal Móvel.

Já o Pardal ADM permite gerar uma notificação informatizada à pessoa, ao partido político, à federação ou à coligação mencionada, acompanhada de um link específico para informar a regularização ou o esclarecimento do fato e anexar a documentação comprobatória. 

No Processo Judicial Eletrônico (PJe), a denúncia poderá ser autuada na classe Notícia de Irregularidade de Propaganda Eleitoral (Nipe) via Pardal Adm, a critério da autoridade judicial.

Outros tipos de denúncia

É importante ressaltar que o Pardal somente recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular. 

Dentro do próprio aplicativo, há um botão que direcionará as pessoas denunciantes para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), quando a queixa envolver desinformação, e para o Ministério Público Eleitoral, se o assunto estiver relacionado a crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais.

Denúncias sobre desinformação também podem ser feitas pelo SOS Voto, por meio do número 1491.

SOS VOTO

O SOS Voto, disque-denúncia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criado para receber relatos de mentiras e desinformação sobre o processo eleitoral nas redes sociais, é uma ferramenta que pode ser acessada gratuitamente por qualquer cidadão, em todas as regiões do país, por meio do número de telefone 1491, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e no sábado, das 9h às 17h, com capacidade para atender até mil ligações diárias. O atendimento é realizado por colaboradoras e colaboradores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) especialmente treinados para receber as denúncias.

O número 1491 foi criado para o TSE pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que faz parte do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE). O disque-denúncia é ferramenta auxiliar do Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), que concentra os relatos de desinformação eleitoral e é acessado na internet.

ELEIÇÕES 2024

A Cobertura das Eleições Municipais de 2024 na Rádio Educadora é um oferecimento de G&L ConstruirMecânica ZanellaConcrevalleJuliplast EmbalagensEscritório Gerencial de ContabilidadeVDM Mecânica e AutopeçasCiss S.A.Clínica VizzariAlpha Fish Psicultura, e Izoton Selaria e Sapataria.

Fonte: Portal Educadora com TSE