Granizo atingiu a cidade de Dois Vizinhos na madrugada desta quarta.
Foto: Assessoria
1071
A população duovizinhense foi pega de surpresa com um forte temporal e chuva de granizo que assolou o município na madrugada desta quarta-feira, 9. A chuva iniciou por volta das 2h15 e durou aproximadamente 10 minutos, o que foi suficiente para causar estragos em várias residências, espalhadas por diversos bairros e também algumas comunidades do interior. Casas foram destelhadas ou tiveram a cobertura danificada, deixando famílias desabrigadas e com grandes prejuízos nos seus bens materiais. Houve também registro de queda de árvores e rompimento de cabo da rede de alta tensão. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão realizando a entrega de lonas para as famílias afetadas para auxiliar na conservação dos móveis e eletrodomésticos e amenizar os prejuízos.
Valdemar da Silveira, coordenador municipal da Defesa Civil, em Dois Vizinhos, orienta que as pessoas não devem subir na cobertura das casas para tentar arrumar os telhados. “Essas lonas são para que as pessoas possam cobrir os seus pertences, os seus bens e não para cobrir a casa. Nós orientamos que as pessoas não tentem subir no telhado para arrumar goteiras ou trocar telhas quebradas, espere o tempo se firmar, depois que o telhado estiver seco. Não queremos que ninguém caia de um telhado e venha a se machucar ou até mesmo que ocorra algo pior”, indicou.
Alencar, morador do Bairro Concórdia, falou para o repórter Islan Roque enquanto estava esperando as lonas. “Essa noite deu um pé de vento e uma pedra para perfurar o telhado. Quem foi atingido pode chegar no Corpo de Bombeiros que estão fornecendo lonas. Vamos tentar ajudar um ao outro para que tudo se resolva. Não foi fácil, a minha esposa já apelou para o rosário, na minha casa não atingiu tão forte, mas em locais da cidade foi um pouco pior”, lamentou.
A Defesa Civil vai realizar um levantamento para identificar quantas residências foram atingidas e quantas famílias foram afetadas com o temporal para tomar as devidas medidas para ajudar essas pessoas.
Fonte: Portal Educadora