Geral

Inspire-se trouxe a história de Saulo Matos, presidente eleito da ACEDV/CDL

Programa foi ao ar, no YouTube da entidade empresarial, no final da tarde de terça-feira, 8.

Image
  • 10 de Outubro de 2024
  • Foto: Assessoria

  • 46

Em nova edição que foi ao ar no final da tarde de terça-feira, 8, o PodCast Inspire-se, da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL), contou a história de Saulo Souza Matos, empreendedor do ramo da Indústria e presidente eleito da entidade empresarial para o biênio 2025/26. Saulo é sócio da Paumaq, empresa que trabalha no ramo de metalmecânica produzindo máquinas para frigoríficos. Ele falou sobre sua história. “Eu sou Saulo Souza Matos, casado com a Thalita Matos, pai do João Miguel e Maria Valentina, cristão, e estou no empreendimento de indústria há 13 anos. Começamos, em 2011, com a Paumaq. Eu sou filho de agricultor, nascido em Dois Vizinhos e me criei na Linha Santa Maria, São Valentim. Cresci ajudando na pequena propriedade do meu pai e, com 16 anos, vim para a cidade trabalhar e estudar. Eu trabalhei por um bom tempo na Kucmac. Eu até brinco que tenho apenas um registro em carteira, porque eu fiquei oito anos lá, cresci dentro da empresa que me deu oportunidades para trabalhar, aprender e crescer até eu voar para o mercado”, resumiu.

A carreira começou no chão de fábrica. “Comecei na solda, depois fui para o acabamento, montagem, usinagem, aí fui para o projeto e depois acabei no comercial antes do meu desligamento quando resolvi empreender. Vendo minha história, eu sempre digo que, em qualquer lugar, se você demonstrar vontade e responsabilidade, só cresce”, completou.

Ele exaltou o seu segmento. “Somos a segunda referência nacional neste ramo industrial, metalmecânico, de desenvolvimento de máquinas para frigoríficos. São 8 a 10 empresas hoje e só perdemos para Chapecó (SC). Temos empresas aqui que exportam para o Mercosul, Europa, Estados Unidos, México, entre outros países. Somos referência e uma potência nesse aspecto. Claro que temos muito que crescer, desenvolver, mas é importante deixar claro que esse é um ramo que tem muita oportunidade. Eu tenho dois sócios, o Justino e o Alcione Paulichen, que são irmãos e, quando abrimos a empresa, um deles havia sido demitido da atividade e foi quando nasceu a oportunidade de empreender porque ele estava numa encruzilhada: ou mudava de cidade, ia embora para encontrar uma empresa que pagasse o que ele ganhava, ou ele empreendia. Por gostar daqui, resolvemos empreender e estamos lutando junto, puxando para o mesmo lado e fazendo com que a empresa cresça e se consolide no mercado industrial”, acrescenta.

Associativismo

Saulo lembrou como a ACEDV/CDL entrou na sua vida. “O Rogério Sidral, quando estava organizando sua chapa para assumir a ACEDV/CDL, veio conversar comigo. A gente sempre foi muito ligado, meu ramo é indústria, ele tem loja de ferramentas, aí a gente sempre conversava e eu até tinha levado pra ele um assunto de Indústria 4.0, conversamos, e na hora de definir o diretor de indústria ele me chamou, explicou o propósito e aí voltei esse olhar para o associativismo. Quando entendemos o propósito, a gente cai pra dentro. Comecei na pasta da indústria e aí fui gostando, se ambientando, o network associativista é muito rico e foi aonde comecei a participar. Aí veio a gestão da Josiane Grando, que era vice do Rogério, e aconteceu o convite de caminharmos junto, como vice, e como é uma orientação da Faciap e Cacispar que os vices assumam, deem segmento, aceitei a ideia e estamos à disposição do associativismo no próximo ano, assumindo a ACEDV/CDL”, completou.

Você pode acompanhar a história de Saulo Matos clicando aqui.

Fonte: Portal Educadora