Formação começa no dia 26 de outubro e será sempre nos sábados, das 8h às 12h.
Foto: Portal Educadora
204
O Senai, em parceria com a Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL) e o Plano de Desenvolvimento Local Dois Vizinhos 2040, através do grupo Inova Indústria, estão oferecendo, gratuitamente, o curso de iniciação na indústria Metalmecânica (inscrições aqui). As aulas começam no dia 26 de outubro e serão sempre aos sábados, das 8h às 12h, de forma presencial. “Nós estamos pensando no desenvolvimento do município e, tendo ideia e acompanhando que somos um polo da metalmecânica no setor industrial, percebemos o reflexo de falta de mão de obra qualificada e de novas pessoas, jovens adolescentes, que ingressem na área, pensamos em oferecer, em parceria com o Inova Indústria e o plano Dois Vizinhos 2040, uma formação para despertar esse interesse na população a partir de 16 anos. O curso tem 20 horas, vamos passar o básico do setor de metalmecânica para a pessoa ver se tem aptidão para trabalhar na área. Esse curso foi desenhado com industriários, fomos conhecer como funciona as empresas para, justamente, desenhar um curso que atenda a necessidade da indústria”, disse Giovani Kubiak, orientador pedagógico do Senai, em entrevista para o Educadora News, na Educadora FM.
Os conteúdos abordados serão os seguintes: noções de desenho técnico; leitura e interpretação de desenho; metrologia – paquímetro, micrômetro, goniômetro, trena, entre outros; visita técnica na indústria. Saulo Matos, vice-presidente da ACEDV/CDL e empresário do ramo de metalmecânica falou sobre o momento do setor. “Quando eu comecei, fomos aprendendo conforme o dia a dia de trabalho. Minha primeira ferramenta de trabalho foi a vassoura e deu no que deu. O grande quesito é vontade. Você pode se tornar um grande profissional ou um grande empresário porque é um setor que abre um leque muito grande. A convivência com a metalmecânica, hoje, olhando para essa iniciação que eu tive, meus colegas, despertou esse interesse em formar essa mão de obra, apresentando a indústria para eles. Se esperar que eles se qualifiquem e venham, é mais difícil, por isso, temos que fazer essa provocação e o objetivo é que com esse aperfeiçoamento empresarial todo o setor seja beneficiado. Dois Vizinhos é a segunda referência nacional em máquinas para frigoríficos, várias empresas são referência mundial e precisamos de pessoas, profissionais para que o setor siga crescendo”, completou.
Luiz Carlos Peretti, coordenador do plano de desenvolvimento local DV 2040, exaltou que tudo o que está sendo feito foi pensado através de pesquisa de mercado. “Temos uma demanda muito forte nessa questão da necessidade de qualificação de mão de obra na área de metalmecânica. Soldador, parte elétrica, enfim, a nossa preocupação é com relação, principalmente ao jovem, já que Dois Vizinhos está apresentando muitas oportunidades nessa área e, por isso, oferecemos esse curso de iniciação porque a maioria das pessoas pede experiência e as pessoas não tem, mas estamos ofertando, para todos, acima dos 16 anos, que possam adquirir esse conhecimento e possam ingressar nas empresas”, conclui.