Eventos serão realizados no Parque de Exposições.
Evento será no Parque de Exposições. Foto: Arquivo/Portal Educadora
408
Nesta quinta-feira, dia 24, acontecem simultaneamente a 3ª edição do Hortec e a 8ª edição do Workshop de Hidroponia do Sudoeste do Paraná, no Parque de Exposições de Dois Vizinhos, com foco na produção de frutas, hortaliças e flores, entre outros. O evento é promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR, em parceria com o Centro Universitário Unisep e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, campus Dois Vizinhos, com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Dois Vizinhos, Cooperativa Agropecuária Familiar Rural – COAFAR, Sistema Faep e a Associação dos Engenheiros Agrônomos da região de Francisco Beltrão.
O evento surgiu em 2013, com o objetivo de discutir uma horticultura sustentável, tornando-se tradicional devido ao crescimento da produção na região nos últimos anos, conforme explica Arnildo Sganzerla, gerente regional do IDR. “Eventos dessa natureza têm como objetivo principal trazer informações e conhecimento para os horticultores e fruticultores, além de outras áreas, como a produção de flores. É importante que os produtores e suas famílias busquem cada vez mais conhecimento para desenvolver suas atividades. Observamos um avanço no número de produtores e na área de produção, mas ainda não atendemos à demanda regional. Nosso objetivo é motivar os produtores a investir nessa atividade, que gera emprego e permite melhor rendimento em pequenas áreas comparado a outras culturas, embora ainda não estejamos no patamar ideal, por isso, esses eventos são fundamentais para promover conhecimento e incentivar mais pessoas a ingressarem na horticultura”, destacou.
Nilson Balin, coordenador do evento, falou sobre as expectativas. “Estamos na véspera do evento, e a expectativa de público é grande. O espaço reservado para os expositores já conta com cerca de 30 empresas participando, oferecendo implementos, insumos, mudas e frutas. Temos até uma empresa especializada em orquídeas, atendendo a uma demanda crescente. Além disso, tentamos trazer também o público que, às vezes, fica em casa, com minicursos voltados especialmente para mulheres, como os de panificação e manejo de flores. Claro, todos são bem-vindos, mas queremos dar essa atenção especial. Esperamos participantes de 70 a 80 municípios, com técnicos e produtores. Nos últimos anos não baixamos de 700 participantes e acreditamos que podemos superar esse número”, disse.
Neste ano, o Hortec contará com palestras, minicursos e mais de 30 expositores. Vinicius Coletti, do IDR, fez o convite. “Queremos convidar o agricultor familiar, pequeno produtor e suas famílias a se inscreverem e participarem. A programação é excelente, com temas sobre horticultura, fruticultura, floricultura e agroindústrias. Estamos vendo que essas áreas estão fazendo a diferença nas pequenas propriedades. No passado, suínos e leite eram as principais atividades, mas agora a horticultura está ganhando força para intensificar o uso da terra, gerar renda em pequenas áreas e melhorar a qualidade de vida. Atividades como avicultura e produção de leite são bastante árduas, enquanto a horticultura, com tecnologias, permite um trabalho mais ergonômico, trazendo mais conforto e eficiência. A palestra de abertura será com Rui Morchal, engenheiro de produção e especialista em gastronomia e comunicação, com a série 'Origens', que trará uma visão muito importante sobre o tema”, enfatizou.
Quem tiver interesse, pode se inscrever antecipadamente neste link (no Instagram pelo @hortec.doisvizinhos, tem mais detalhes), mas haverá inscrições no dia do evento.
Fonte: Portal Educadora