Geral

A Inspiração de Fernando Rufino “O Cowboy de Aço” que conquistou o mundo

Atleta paralímpico compartilha sua trajetória de superação e conquistas em visita às Rádios Educadora e Vizinhança FM em Dois Vizinhos – PR.

Image
  • 24 de Outubro de 2024
  • Foto: Portal Educadora

  • 80

Na tarde da quarta-feira, 23, as Rádios Educadora e Vizinhança FM, de Dois Vizinhos – PR, receberam a visita do atleta paralímpico brasileiro Fernando Rufino de Paula, conhecido como "cowboy de aço". Durante sua passagem por Dois Vizinhos, Fernando visitou o amigo Kazu, do Condado Food Park, e também escolas do município. Para encerrar sua visita, ele participou do Programa Vizi Esporte e do Programa 107 e Você, onde compartilhou um pouco de sua história.

Quem é Fernando Rufino?

“Um caboclo sonhador, de sítio, de fazenda, um caboclo sertanejo que teve seu sonho em cima de um cavalo, de uma bicicleta, dentro de uma sala de aula; um caboclo que foi para a escola de botina, que um tênis só era para o ano inteiro. Enfim, Fernando Rufino é um menino simples e brasileiro, que defende essa bandeira verde e amarela. E hoje, com muito orgulho, é um campeão paralímpico, um campeão mundial, uma pessoa que trabalhou para estar aqui hoje”, disse Fernando.

Como você decidiu ser peão de rodeio?

“Esse negócio de ser peão de rodeio foi a única escolha que eu tive na vida. Essa oportunidade de ir para o rodeio surgiu porque ali eu teria a chance de ganhar dinheiro, viajar e conhecer o mundo. Me machuquei, fiquei paraplégico, passei quatro anos parado e não desisti. Algum dia ia aparecer uma oportunidade, e isso aconteceu no Rede Sarah de Hospitais, em Brasília, onde conheci os esportes adaptados. Lá eu abracei isso porque poderia realizar meus sonhos”, explicou ele.

Depois de tudo o que aconteceu em sua vida (acidentes), você foi para as Paraolimpíadas.

“A minha primeira Paraolimpíada foi em 2016, no Rio de Janeiro, depois fui a Tóquio, no Japão, e a terceira foi em Paris. Quero encerrar com minha quarta Paraolimpíada em Los Angeles, Estados Unidos, em 2028. O que eu disputo é a paracanoagem, e sou bicampeão”, disse o cowboy de aço.

Gostaria que você deixasse uma mensagem para a população duovizinhense.

“É fácil eu vir aqui e dar um sermão, mas ninguém conhece a realidade de todo mundo. O que eu falar aqui talvez não sirva para outras pessoas. Então, não tenho uma mensagem pronta, com palavras tiradas da internet. A pessoa tem que passar a mensagem de coração à realidade, e a realidade é uma só para todos: independente de quem tem dinheiro ou não, a realidade que não podemos ter é a preguiça. É difícil eu falar isso; vão achar que estou sendo muito grosseiro, mas não é isso. Independente se você for rico ou pobre, não pode ter preguiça. Eu vivo a realidade do ser humano brasileiro de classe simples. Se todo mundo acordar cedo, fazer uma oração, seja onde você tiver fé, e tiver vontade de trabalhar, você terá oportunidades”, afirmou Fernando Rufino.

Principais conquistas do atleta Fernando Rufino:

Ouro nos 200m VL2 (canoa) nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024

Prata no Campeonato Mundial em Halifax 2022

Prata no Parapan-Americano em Halifax 2022

Ouro na canoa nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020

Ouro na canoa no Mundial em Copenhague 2021

Ouro no caiaque e na canoa no Campeonato Pan-Americano 2018 em Dartmouth (Canadá)

Bronze no caiaque e prata na canoa no Mundial em Montemor-o-Velho 2018 (Portugal)

Ouro no Campeonato Sul-Americano de Canoagem em Paipa 2017 (Colômbia)

Bronze no caiaque no Mundial de Milão (Itália) 2015

Você pode acompanhar as duas entrevistas com Fernando Rufino, o cowboy de aço, nas redes sociais da Rádio Vizinhança FM – 104.1 e da Rádio Educadora FM – 107.3.

Link Vizi FM: Vizi FM – Vizi Esporte

Link Educadora FM: Educadora FM – 107 e Você

Fonte: Portal Educadora