Evento aconteceu nesta quinta-feira, 24, no Parque de Exposições.
Foto: Assessoria
114
Nesta quinta-feira, 24, Dois Vizinhos se tornou o centro da horticultura paranaense com a realização do 3º Hortec e 8º Workshop de Hidroponia do Sudoeste do Paraná. O evento aconteceu no Parque de Exposições através de uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Centro Universitário Unisep e UTFPR com apoio da Prefeitura de Dois Vizinhos, Secretaria de Agricultura do Paraná, Coafar, Sistema FAEP, entre outros parceiros.
O prefeito Carlinhos Turatto (PP) participou da abertura do evento e ressaltou o compromisso de sua gestão com o homem do campo, especialmente com as obras de pavimentação e asfaltamento das estradas rurais, fundamentais para o escoamento da produção agrícola. Ele também destacou a intenção do município em designar um intermediador para a comercialização da produção, com foco na agricultura familiar. Além disso, Turatto mencionou os investimentos do município na estrutura da Coafar, comprando produtos para a merenda escolar e solicitou ao deputado Adão Litro (PSD), também presente no evento, que intermediasse junto à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) e à Ceasa/PR a possibilidade de implantar em Dois Vizinhos um minicentro de distribuição de alimentos.
O evento surgiu em 2013, com o objetivo de discutir uma horticultura sustentável, tornando-se tradicional devido ao crescimento da produção na região nos últimos anos, conforme explica Arnildo Sganzerla, gerente regional do IDR. “Eventos dessa natureza têm como objetivo principal trazer informações e conhecimento para os horticultores e fruticultores, além de outras áreas, como a produção de flores. É importante que os produtores e suas famílias busquem cada vez mais conhecimento para desenvolver suas atividades. Observamos um avanço no número de produtores e na área de produção, mas ainda não atendemos à demanda regional. Nosso objetivo é motivar os produtores a investir nessa atividade, que gera emprego e permite melhor rendimento em pequenas áreas comparado a outras culturas, embora ainda não estejamos no patamar ideal, por isso, esses eventos são fundamentais para promover conhecimento e incentivar mais pessoas a ingressarem na horticultura”, destacou.
A palestra de abertura foi com Rui Morschel, engenheiro de produção e gastrônomo, com o tema "Isso é nosso! Produtos de Origem e seus diferenciais", destacando a importância da valorização de produtos locais. Em seguida, os participantes puderam visitar as mais de 30 empresas que expuseram produtos e tecnologias no local.
No período da tarde, foram sete minicursos: Implantação de pomares e novos sistemas de condução de frutíferas de clima temperado com o professor Dr. Idemir Citadin; biológicos, muito além do biocontrole com o professor Dr. Sérgio Mazaro; Sistema de plantio direto de hortaliças com Raphael Branco de Araújo; Agroindústria: oficina de minimamente processados com Estella Galina; Floricultura: manejo de orquídeas com Daniela Antonietti Cardozo; Produção de cachaça de alambique: princípios e prática com Vinicius Deotan Coletti e Desafios na produção de morango semi-hidroponico com Nilson Zacarias Barnabé Ferreira.
Fonte: Portal Educadora com Assessoria