As matrículas abrem na segunda-feira, 4 de novembro, para formação de docentes, desenvolvimento de sistemas e enfermagem.
Foto: Arquivo/Assessoria
630
O Colégio Cívico-Militar Leonardo da Vinci vai oferecer, em 2025, três cursos técnicos para alunos do Ensino Médio. Os alunos podem optar pela formação de docentes e desenvolvimento de sistemas, que já são tradicionais na instituição, além do curso de enfermagem que é uma novidade para o próximo ano. Cada curso terá 40 vagas e as matrículas serão abertas na segunda-feira, 4 de novembro e são somente pela internet, na área do aluno. “Os três cursos que vamos oferecer tem um bom campo de trabalho em Dois Vizinhos. A formação de docentes é um curso forte no Brasil todo e a gente brinca que professor nunca vai sobrar, sempre falta. O curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas é diferenciado porque o Brasil precisa formar, hoje, 150 mil pessoas nessa área e forma em torno de 50 mil, é uma área deficitária e somos felizes que o curso que temos tem altos índices de empregabilidade. Nós também temos essa novidade do curso técnico em enfermagem, um curso muito interessante que vai atuar na área de saúde e ele vai atender toda a nossa regional, com uma grande procura”, destacou Eridelto Xavier de Quadros, diretor geral.
A novidade é o curso de enfermagem. “É um curso de três anos, integrado ao ensino médio, inclusive, com estágio no terceiro ano. Outra situação é que será necessário estágio na UTI. Acreditamos que a nossa estará pronta, mas caso não esteja, os alunos vão ao Hospital Regional de Beltrão. A enfermeira Miriam vai coordenar o curso em 2025 e ela tem muita experiência na área. Já temos o laboratório de enfermagem pronto, ou seja, o aluno entra e já tem vários equipamentos para fazer toda a formação. São somente 40 vagas, mas já temos uma lista de 60 interessados”, exaltou.
Simone Russi, Coordenadora do Curso de Formação de Docentes, falou sobre a formação. “Nós trabalhamos o ser humano, questões de psicologia, num curso que agrega muito para a vida das pessoas. O estudante precisa estar cursando, em 2024, o nono ano. Como nosso curso é tradicional, ele tem bastante procura, então, quem gosta de estudar, tem vontade, essa questão do primeiro emprego, nosso curso ajuda bastante porque 100% deles, quando completam 16 anos, são contratados para trabalhar, prioritariamente, na secretaria municipal de educação como estagiários, ajudantes de professores já formados. Ele vai ter uma remuneração e aprender bastante. Trabalhamos a comunicação, a oratória, visitamos instituições, enfim, muitas ações. A gente visita escolas na microrregião para apresentar o curso, temos muita gente de Cruzeiro do Iguaçu, a prefeitura disponibiliza uma van e lá eles também têm mercado de trabalho garantido”, disse.
Outro curso que emprega quase todos os alunos é o desenvolvimento de sistemas. “Nosso curso começou em 1999 e ele era o técnico de informática. Hoje, passou a ser desenvolvimento de sistemas e estamos saindo com a primeira turma formada nesse novo formato. É um orgulho falar desse curso. Temos grandes referências da área que saíram do curso e é muito bacana sabermos que nossos adolescentes gostam muito desse setor e, cada vez mais, estão se dedicando e sendo inseridos no mercado de trabalho. Ele é muito disputado. O curso é totalmente gratuito. Então, nossos estudantes tem essa oportunidade de, no decorrer do ensino médio, em três anos, fazer essa formação integrada. O curso acontece todo em tempo de aula, eles não precisam ir no contraturno e isso também é um ganho para os jovens. O mais bacana é que os alunos não precisam ter conhecimento prévio, eles aprendem do básico e vão aprimorando. Assim que completam 16 anos, a maioria já começa a ingressar no mercado de trabalho. Eles aprendem programação, designer, computação gráfica, marketing e é legal que temos toda uma estrutura de laboratórios para que os alunos tenham a teoria e a prática, além de visitas técnicas”, completou.
Como se inscrever?
Eridelton explica como se matricular. “Entra no Google e digita área do aluno. Os pais, como os alunos são menores de idade, precisam realizar a matrícula, mas ele é funcional e prático. Vai pedir o CPF, aí já vai um código no celular. A partir disso, a página é aberta, já tem todas as informações do estudante e tem as opções de todos os cursos que o NRE oferece. Só tem que ficar atento ao colégio, porque aqui só o Leonardo oferece o desenvolvimento de sistemas”, conclui.
Fonte: Portal Educadora