Geral

Com proximidade do verão, Secretaria de Saúde reforça cuidados contra o mosquito da dengue

Clima quente e as chuvas frequentes criam condições ideais para a reprodução do mosquito.

Image
  • 14 de Novembro de 2024
  • Imagem ilustrativa.

  • 48

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, os riscos de contágio pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, se intensificam em Dois Vizinhos. A Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta à população para redobrar os cuidados, pois o clima quente e as chuvas frequentes criam condições ideais para a reprodução do mosquito.

Os principais cuidados incluem eliminar focos de água parada, que podem se acumular em pneus, vasos de plantas, garrafas e calhas; manter lixeiras e recipientes bem fechados, evitando o acúmulo de água; e limpar ralos, piscinas e caixas d'água regularmente, para impedir a criação de larvas.

A secretária de Saúde, Claudete Meurer, pediu a colaboração de todos. "Contamos com a conscientização da comunidade para prevenir focos do mosquito. Pequenas ações diárias podem salvar vidas," reforça.

A enfermeira responsável pelo combate de endemias da Secretaria de Saúde, Gleidy Dayane Matos, alertou para os sintomas da dengue. “Se você notar sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, procure uma unidade de saúde imediatamente. Vamos, juntos, proteger nossa cidade e combater a dengue”, finalizou.

Fonte: Assessoria