Secretária da Justiça do Paraná assume presidência do CONSEJ

Maria Tereza assumiu, para um mandato de dois anos, após o afastamento do até então presidente do conselho e secretário da Justiça do Amazonas, Carlos Lélio Lauria Ferreira.

Image
  • 09 de Abril de 2012
  • 306

A Secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, assumiu na semana passada a presidência do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, o CONSEJ.

Maria Tereza assumiu, para um mandato de dois anos, após o afastamento do até então presidente do conselho e secretário da Justiça do Amazonas, Carlos Lélio Lauria Ferreira. A secretária foi eleita, no ano passado, vice-presidente do CONSEJ.

À frente do órgão, a Maria Tereza disse que vai continuar o trabalho pela definição de padrões de construção de estabelecimentos penitenciários para todo o Brasil, visando agilizar a tramitação dos processos e a execução das obras, garantindo segurança e baixo custo.

De acordo com ela, o país necessita de obras com segurança e custos mais baixos, compatíveis com a realidade brasileira.

A secretária informou que alguns estados chegaram a pagar 60 mil reais por cela cosntruída, sendo que no Paraná as obras com os mesmos critérios são por dois terços deste valor.

Maria Tereza lembrou que foi com base no trabalho de cooperação entre o CONSEJ e o Ministério da Justiça que o Governo Federal anunciou a liberação de mais de um bilhão de reais para a execução do Programa Nacional de Apoio ao Sistema Prisional em todo o país, dos quais 130 milhões serão destinados ao Paraná.