Ele assume no dia 1º de janeiro. A chapa conta ainda com os Drs. Lucas Sgarbi, Fabrine Antonello, Silvana Antunes e Alexandre Maffissoni.
Foto: Portal Educadora
71
Na última sexta-feira, 22, aconteceram as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nas subseções municipais e para a seccional estadual. No município, apenas a chapa XI de Agosto Dois Vizinhos, encabeçada pelo Dr. Valdinei Willian Wotrich, se inscreveu na eleição e foi eleita com 182 votos – 92,39% do total e 100% dos votos válidos. Ainda foram 10 votos brancos e cinco votos nulos. O vice-presidente eleito é o Dr. Lucas Sgarbi, de Salto do Lontra, a Dra. Fabrine Antonello como secretária geral, a Dra. Silvana Antunes como secretária adjunta e o Dr. Alexandre Maffissoni como tesoureiro. O Dr. Alexandre Henrique Guzzo, atual presidente, foi eleito conselheiro estadual com a chapa XI de Agosto. “A nossa subseção abrange a comarca de Dois Vizinhos, juntamente com os municípios Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu, São Jorge D’Oeste, Verê, a comarca de Salto do Lontra e o município de Nova Prata do Iguaçu, uma extensão territorial grande e 300 advogados inscritos. Nem todos os inscritos são votantes, há uma série de regramentos e tivemos 197 votos no total e obtivemos um resultado satisfatório e agradeço os 92.39% dos votos”, disse o presidente eleito. A solenidade de posse depende da agenda do presidente estadual, mas a nova diretoria passa a atuar desde o dia 1º de janeiro de 2025.
Propostas
O Dr. Valdinei falou sobre as bandeiras que pretende defender nos próximos três anos. “Nós lançamos cinco metas. Uma delas é a questão das prerrogativas dos advogados. Vivemos tempos complicados, a advocacia cresceu muito nos últimos anos, temos um número maior de advogados e há uma série de problemas que enfrentamos no dia-a-dia, desde agendar uma visita a um cliente em uma penitenciária, ter acesso a um gabinete de juiz ou algumas outras situações. As prerrogativas são as defesas dos direitos dos advogados. A meta é continuar a defesa intransigente das prerrogativas. Também quero trabalhar a jovem advocacia. Hoje, eu tenho boa relação com a jovem advocacia, sou professor universitário, a maioria dos jovens foram meus alunos na Unisep e conheço muito das agruras que eles sentem, as dificuldades grandes que eles têm para se colocar no mercado e ter a possibilidade de conseguir colher frutos e isso também vai ser trabalhado”, completou.
Ele também destacou que pretende incluir a entidade na sociedade. “Queremos continuar participando da comunidade e mostrar que somos cerca de 300 profissionais, fora os que trabalham aqui e tem inscrições em outras subseções. Isso nos dá uma força grande e uma das nossas funções, como OAB e do nosso estatuto, é defender a constituição, a justiça social, os direitos humanos. Outra função, que é dos nossos gargalos, é buscar uma rápida administração da justiça. Temos que voltar a conversar com a nossa força política para tentar viabilizar uma segunda vara cível, buscar um juiz autônomo para os juizados especiais para dar melhor celeridade aos processos”, destacou.
Histórico
Dr. Valdinei é filho de Nelcira e Waldir Wotrich. Ele é casado com Géssica Dambros e tem dois filhos: Antônio e Ana. “Minha mãe é professora de português e inglês, meu pai foi motorista e uma das minhas vontades era ser professor. Eu gostava muito de história, sociologia e a minha mãe sempre falava que não gostaria que eu fosse advogado. Tivemos um problema na transportadora do meu pai e eu me encantei pelo direito. Aí passei a ver filmes, um júri presencial e comecei a pensar em ser advogado. Em 2000 era difícil, não tínhamos as instituições de hoje, comecei a faculdade de Direito em Santa Catarina, não consegui prosseguir, aí iniciei em Francisco Beltrão. Paralelamente, também comecei como estagiário com a Dra. Jocelani Pinzon, onde fiquei muitos anos, cheguei a sócio dela e há algum tempo estou sozinho. Sou formado pelo Cesul, há cerca de 20 anos, tenho mestrado em direito processual e cidadania pela Unipar e atuo bastante na área de direito empresarial trabalhista, mais voltado para as empresas, direito civil e essas situações. Em dois mandatos, fui secretário geral da OAB de Dois Vizinhos e nos últimos três anos fiquei como delegado da Caixa de Assistência, ou seja, estou há nove anos na diretoria da OAB”, resumiu.
Fonte: Portal Educadora