Rios Dois Vizinhos, Jirau, São Francisco, Empossado e o córrego Pinzon, além dos lagos Dourado, da Paz, Green Park, Concórdia e Marcante foram contemplados.
Foto: Assessoria
58
Na última segunda-feira, 25, a secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com o CMMA, CMDRMA e COMUSA, realizou a soltura de 30 mil alevinos para celebrar o Dia do Rio, celebrado no dia 24 de novembro. A iniciativa contou com a participação de alunos e professores das escolas municipais. A ação buscou destacar o valor dos rios e lagos do município como fonte de vida e alimento. A soltura dos peixes – espécies como jundiás e lambaris - abrangeu os rios Dois Vizinhos, Jirau, São Francisco, Empossado e o córrego Pinzon, além dos lagos Dourado, da Paz, Green Park, Concórdia e Marcante.
Os alunos das escolas municipais e estaduais estão tendo papel central na ação, sendo orientados sobre a relevância dos recursos hídricos. “Trazer as crianças para vivenciar a preservação ambiental é ensinar valores que farão diferença em suas vidas e no futuro da nossa comunidade", destacou a secretária de educação Leda Maria Ferrari. O geógrafo Clair Antonelo reforçou a importância ecológica da ação. “Nossos rios são exclusivos para os ecossistemas e para nossa sobrevivência. Essa união de esforços é um exemplo claro de como cuidar do meio ambiente”.
O presidente do CMMA, Dalmo José Libardoni, enfatizou o impacto positivo do ato. “Quando todos trabalham juntos pela conservação, os benefícios ambientais se multiplicam para todos”, resumiu. Já o presidente do CMDRMA, Edson Ribeiro, destacou a relevância da participação popular. “Essa união reflete o amadurecimento de nossa sociedade em cuidar do que é nosso”. O secretário de Meio Ambiente, José Carlos Ventura Júnior, ressaltou o simbolismo do Dia do Rio. “É uma oportunidade de lembrar que a água é essencial à vida e que a preservação dos nossos recursos naturais é um dever de todos”. Por fim, o prefeito Carlinhos Turatto destacou a responsabilidade coletiva. “Preservar os rios e lagos é preservar nossa maior riqueza natural. Com ações como esta, estamos construindo um legado de sustentabilidade para as próximas gerações”.
Fonte: Assessoria