O programa é resultado de um convênio entre a Secretaria de Estado da Educação e a Companhia Paranaense de Energia, a Copel, prevê uma economia estimada em 930 mil reais por ano.
441
Duzentas escolas da rede estadual de ensino já foram incluídas no Programa de Eficiência Energética, que prevê a troca dos sistemas de iluminação existentes por equipamentos com tecnologias mais modernas e eficientes. O programa é resultado de um convênio entre a Secretaria de Estado da Educação e a Companhia Paranaense de Energia, a Copel, prevê uma economia estimada em 930 mil reais por ano.
O processo de troca já foi concluído em 25 escolas e há obras em curso em mais 175. A Copel está em fase de contratação de material e mão de obra para início do programa em mais 200 escolas.
A meta é melhorar a iluminação e reduzir o consumo de energia em 800 escolas da rede pública de ensino até 2014 com investimento total de 20 milhões de reais.
Segundo Mauricio Fanini, diretor de engenharia, projetos e orçamentos da Secretaria da Educação, serão substituídas mais de 19 mil lâmpadas.
Segundo Fanini, ao término do convênio, que é de quatro anos, será possível economizar cerca de quatro milhões de reais.
De acordo com a Secretaria Estadual da educação, a economia gerada nas escolas vai se reverter em benefícios à própria educação, como o investimento em melhorias dos prédios e salas de aula e a compra de material didático.