Competição terá maior número de clássicos das últimas edições.
Foto: Assessoria FPF
56
A tabela do Campeonato Paranaense 2025 foi divulgada pela Federação Paranaense de Futebol. O jogo de abertura será Athletico x Paraná Clube, no dia 11 de janeiro, reunindo o atual campeão estadual e o atual campeão da Segunda Divisão.
A primeira rodada terá também Rio Branco x Azuriz, Cianorte x Cascavel, Coritiba x Londrina, Maringá x São Joseense e Operário x Andraus. Veja os jogos:
Athletico x Paraná Clube: 11/01, sábado, 16h - Ligga Arena
Rio Branco x Azuriz: 12/01, domingo, 16h - Fernando Charbub Farah
Cianorte x Cascavel: 12/01, domingo, 16h - Albino Turbay
Coritiba x Londrina: 12/01, domingo, 16h - Couto Pereira
Maringá x São Joseense: 12/01, domingo, 16h - Willie David
Operário x Andraus: 12/01, domingo, 16h - Germano Krüger
O clássico Athletiba ficou marcado para o dia 26 de janeiro, pela quinta rodada, no Couto Pereira. Já o reencontro entre Paraná e Coritiba será no dia 16 de fevereiro, na 11ª rodada, na Vila Capanema.
A primeira fase termina no dia 16 de fevereiro. Às quartas de final e as semifinais não tiveram as datas divulgadas previamente. A final do estadual está marcada paras os dias 19 e 26 de março.
De acordo com a Federação, a tabela detalhada, com todas as rodadas desmembradas, sairá até o dia 2 de dezembro.
A competição
O Campeonato Paranaense de 2025 repetirá a fórmula dos últimos cinco anos, com turno único e mata-mata a partir das quartas de final. A mudança nas datas do Paranaense foi feita por conta do calendário do futebol brasileiro, divulgado pela CBF, reduzindo o período dos estaduais e antecipando o início da Série A do Campeonato Brasileiro para o fim de março.
Times da primeira divisão do Paranaense 2025: Andraus, Athletico, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Londrina, Maringá, Operário-PR, Paraná Clube, Rio Branco-PR e São Joseense.
O Paranaense 111 da história somará 17 datas. Desta maneira, uma Data Fifa será utilizada para jogos. Isso será entre os dias 17 e 25 de março. Os oito primeiros avançam para as quartas de final. Os dois últimos colocados serão rebaixados.
As inscrições de jogadores serão ilimitadas. Ou seja, os clubes poderão escrever quantos jogadores quiser até o fim da primeira fase. Além disso, foi definido o limite de nove jogadores estrangeiros por jogo, uma adequação ao regulamento geral de competições da CBF.
Em relação ao VAR, está mantido a utilização do recurso tecnológico para os jogos da semifinal e final. Outro ponto do campeonato que ficou definido diz respeito às condições de gramado. A FPF se comprometeu a reforçar as vistorias dos estádios a fim de cobrar condições mínimas de campo para a realização dos jogos.
O Athletico é o atual bicampeão, batendo em 2024 o Maringá na final. PSTC e Galo Maringá foram rebaixados na última edição, enquanto o Paraná Clube e o Rio Branco-PR conseguiram o acesso na Segunda Divisão.
A fórmula
1º Fase: Os clubes se enfrentam em turno único, com seis mandos de campo para os classificados de primeiro a sexto lugares en 2024 (Athletico, Maringá, Coritiba, Operário-PR, FC Cascavel e Cianorte), e cinco mandos para os demais clubes (Azuriz, Londrina, Andraus, São Joseense, Paraná Clube e Rio Branco-PR). Classificam-se para o mata-mata os oito melhores clubes.
Rebaixamento: os dois clubes que somarem o menor número de pontos na primeira fase (11º e 12º colocados) caem de divisão.
Quartas de final: Os oito clubes classificados na primeira fase serão divididos em quatro grupos com dois clubes (“A”, “B”, “C” e “D”) e jogarão dentro de seus respectivos grupos em partidas de ida e volta (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º).
Semifinal: os quatro clubes classificados serão divididos em dois grupos com dois clubes (“E” e “F”) e jogarão dentro de seus respectivos grupos em partidas de ida e volta (vencedor AxB e vencedor BxC).
Final: os dois clubes classificados jogarão partidas de ida e volta.
Fonte: GE