Grávida de 28 semanas, jovem duovizinhense deve ter o parto do seu primeiro filho com 32 ou 34 semanas.
Foto: Marciano Dal Molin/Reprodução Instagram
3183
Na última sexta-feira, 6, a jovem duovizinhense Isabel Veloso comunicou, através das suas redes sociais, que o câncer está avançando e chegou aos seus pulmões. Grávida de 28 semanas, ela ressaltou que os médicos agora avaliam em qual momento será mais seguro fazer o parto de Arthur. Lutando contra um Linfoma de Hodgkin desde 2021, quando tinha 15 anos, Isabel recebeu, no início de 2024, a notícia dos médicos de que teria poucos meses de vida, entrando nos cuidados paliativos.
Em virtude da gravidez, ela retomou a quimioterapia que, no entanto, não surtiu o efeito desejado. “Eu fiquei internada, bem sumida das redes sociais. Eu tinha comentado que faria um exame de imagem, a ressonância, no Ceonc, em Cascavel, e também a ultrassom do Arthur. No final das contas, deu tudo errado porque não conseguimos fazer essa rotina em Cascavel porque eu tive perda de líquido na segunda-feira, 2, da bolsa, foi uma perda pouco considerável, aí fomos para a maternidade onde eu faço alto risco pelo SUS e fiquei internada para monitorar essa situação”, disse a jovem nos seus stories do Instagram.
Ela falou sobre os procedimentos que vem realizando. “Fiz um exame de imagem lá (no hospital), uma tomografia só de tórax, com proteção de chumbo no abdômen para evitar que pegasse qualquer radiação no Arthur. Esse procedimento é bem tranquilo agora no final da gestação, então, não teríamos risco. Eu fiz porque estou com muita tosse. Saiu o resultado e não foi uma notícia que esperávamos. Eu internei por um motivo e fiquei internada por outro. O Arthur estava bem, estabilizou, parou de vazar líquido da bolsa, estava tudo normal, mas era comigo, porque meus vitais não estão muito bons. Eu fiz a tomografia de tórax pela tosse, pelo quadro e constou, infelizmente, que a quimioterapia não fez efeito. Eu já imaginava porque ela é muito fraca e fiz só para tentar segurar até ganhar o Arthur e, depois, fazer um tratamento mais forte”, completou.
A situação de saúde pode antecipar o parto do seu primeiro filho. “Os tumores do tórax não são mais tão pequenos. Quando eu descobri que voltaram a crescer, alguns já tinham 7 centímetros, eram vários espalhados, mas agora formaram uma massa só e, infelizmente, achamos a causa da minha tosse porque além da massa maior no tórax, que comprime meus pulmões, eu também estou com nódulos nos pulmões. A princípio, no laudo, constava no lado esquerdo e, no lado direito, tenho um leve derrame pleural, que eu já tive, mas eu ainda não tinha chego nesse estado do câncer estar em algum dos órgãos, ele estava no pescoço e mediastino, mas agora está nos pulmões. Não tenho conduta em relação ao agora, eu estou de 28 semanas e, provavelmente, o Arthur deverá vir antes. Eles (os médicos) começaram a avaliar o meu parto para 32 semanas, 34 semanas, é um tempo bom, para ele (Arthur) não tem problema nenhum, ele está com tamanho bom, saudável, com peso bom, então, com ele não temos problema, mas é mais a questão do meu quadro porque internei por uma coisa e descobrimos outra coisa”, disse.
Ela ainda tranquilizou os seguidores. “Não se preocupem, estou bem, só minha tosse e falta de ar que começaram a pegar mais pesado. Na tomografia achamos bem mais de um nódulo pulmonar e só peço que orem para que fique tudo bem e, assim que eu souber de outras notícias, informo vocês”, conclui.
Fonte: Portal Educadora com Jornal de Beltrão