Geral

Dois Vizinhos confirma primeiro caso de Chikungunya no ano epidemiológico

Houve também aumento nos casos confirmados e suspeitos de dengue.

Image
  • 11 de Dezembro de 2024
  • Foto: SESA-PR

  • 318

A Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos, através da Vigilância Epidemiológica, divulgou o boletim da dengue com dados até terça-feira, 10 de dezembro. São 22 notificações, sendo que o número de casos confirmados aumentou de cinco para sete, enquanto há outros sete suspeitos e oito negativados. Também foi confirmado o primeiro caso de Chikungunya neste ano epidemiológico, iniciado em agosto. Ainda há um caso suspeito para a doença. “É um caso importado, de um rapaz que esteve no Mato Grosso e veio com os sintomas. O problema é que, no tempo oportuno, se o mosquito picar e contrair a doença, ele pode transmitir para outras pessoas”, destacou o supervisor de endemias, Maurício Falcão.

Entre os principais cuidados para eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika e  Chikungunya estão: manter a caixa d’água sempre bem fechada com tampa adequada; remover folhas, galhos e resíduos que possam obstruir as calhas; evitar o acúmulo de água da chuva sobre lajes; preencher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda; armazenar garrafas sempre com a boca voltada para baixo; descartar o lixo em sacos plásticos e mantê-lo em lixeiras bem fechadas; e não jogar lixo em terrenos baldios. “Essa semana foi bem complicada porque escutamos, de moradores, coisas como ‘ah, vocês vieram limpar meu lote’. Tivemos muita rejeição de visita e, em um quarteirão, encontramos mais de 50 depósitos. Todos os criadouros estavam em lixos que são coletados, seja litro descartável, copo descartável, marmita, tampa de marmita, sacolas, pacotes de salgadinho. Numa residência dessa quadra, só da frente da casa, foram tirados três sacos de lixos de 100 litros”, lamentou Aline Constantino, agente comunitária em saúde.

Gestantes recebem repelentes

A secretaria de saúde iniciou uma campanha de entrega de repelentes para as gestantes que estão fazendo o pré-natal no município. “Todas as gestantes que fazem o acompanhamento nas unidades de saúde, vão receber um repelente para elas se protegerem, além de um informativo, como olhar a casa, os cuidados e dois sacos de lixo. Já estão disponíveis nas unidades, quando vão fazer o pré-natal já recebem e o projeto segue entre dezembro e março”, completa Aline.

Arrastão

A prefeitura está realizando um arrastão e coletando lixos nesta semana. “Foram mobilizadas as equipes da saúde e, na semana passada, avisamos a população sobre o trabalho. Começamos a recolher na terça-feira porque choveu muito na segunda. A agricultura ficou na parte sul e a viação e obras a parte norte. O que o pessoal colocou nas calçadas, vamos recolher. A dengue é um problema de todos. Se cada um não fizer a sua parte, como ser humano, vamos ter muitos infectados”, completou Falcão.

Ele falou sobre denúncias. “As denúncias podem ser feitas pelo telefone e pedimos responsabilidade nessa questão porque muitas vezes recebemos denúncias infundadas. Temos problemas de picuinhas entre vizinhos que geram protocolos e trabalho para as equipes. Façam denúncias de forma coerente, corretas. Temos o WhatsApp (46) 99912-1690 e o protocolo on-line no site da prefeitura. É importante descrever o máximo de detalhes, se é uma piscina, lixo, cisternas e o endereço correto, ponto de referência, poque temos uma demanda grande e todas as informações auxiliam nosso trabalho”, conclui.

Fonte: Portal Educadora