Governador passará por Pato Branco, Clevelândia, Mariópolis e Dois Vizinhos.
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
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O governador Carlos Massa Ratinho Junior cumpre agenda no Sudoeste do Paraná nesta sexta-feira, 13, passando por Pato Branco, Clevelândia, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos para assinatura de ordens de serviço e entrega de obras. A agenda sofreu alterações da divulgada anteriormente:
Pato Branco
A agenda começa em Pato Branco, às 8h30, onde ele anuncia o início das obras de pavimentação em concreto da PRC-280 entre Pato Branco e Clevelândia, e o edital de construção da continuidade do Contorno Noroeste. Os dois investimentos são da Secretaria de Infraestrutura e Logística. A obra de concreto é a última da PRC-280 e receberá investimento de R$ 180 milhões. Esse lote complementa os trechos concluídos entre Clevelândia e Palmas e Palmas ao Trevo do Horizonte. A obra prevê a restauração total da rodovia entre os municípios, em uma extensão de 37,49 quilômetros, utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é reciclado para servir como base para a implantação do pavimento rígido de concreto. Também está prevista a implantação de terceiras faixas em pontos críticos do trecho. Já o novo trecho do Contorno Noroeste terá 14,34 quilômetros. Depois de concluída a licitação, as obras vão começar no segmento já executado e entregue pelo governador Ratinho Junior, entre as rodovias BR-158 e PR-493, se estendendo até a interseção com a PRC-158, retirando parte do tráfego rodoviário de dentro da cidade.
Clevelândia
Na sequência, o governador visita Clevelândia para inaugurar, às 10 horas, a PCH Tito Carraro, na Linha São João, entre Clevelândia e Honório Serpa, com capacidade instalada de 30 megawatts. Já às 11h30, ele entrega a pavimentação em concreto de 45 quilômetros da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia, na região Sudoeste. O investimento da Secretaria de Infraestrutura e Logística foi de R$ 161,9 milhões. O pavimento rígido de concreto tem vida útil maior, de 20 anos, o dobro do pavimento asfáltico, menor custo de manutenção e conservação, é mais seguro contra derrapagem e lida melhor com drenagem de água da chuva. A obra é o trecho central da revitalização integral da rodovia, de Pato Branco ao Trevo do Horizonte (já entregue).
Francisco Beltrão
A visita à cidade de Francisco Beltrão estava na agenda do governador no início da semana e depois foi cancelada, mas agora está confirmada (a agenda em Mariópolis foi cancelada). Lá, ele entrega as obras de contenção de cheias de Francisco Beltrão, que há décadas sofre com danos causados por enchentes, principalmente pelo volume do Rio Marrecas, que transborda e pressiona outros córregos que circulam pela cidade, como o Urutago, Lonqueador e Progresso. O Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), investiu R$ 58 milhões no pacote de intervenções, que inclui um túnel de 1,1 quilômetro de extensão para escoar a água do córrego Urutago até o Rio Marrecas, o rebaixamento do leito do Rio Marrecas e seu alargamento, a readequação do Rio Lonqueador e um parque linear nas margens do Rio Marrecas. No mesmo evento, o governador anuncia a liberação de R$ 10 milhões do Estado para a pavimentação asfáltica da pista do novo aeroporto, incluindo serviços preliminares, drenagem, base e sub-base, revestimento, sinalização de trânsito, ensaios tecnológicos e placa de comunicação visual.
Dois Vizinhos
Por fim, a agenda do governador encerra no Parque de Exposições de Dois Vizinhos, às 16 horas, onde ele assina a ordem de serviço para a ampliação e restauração do pavimento da PR-180 e da PR-281 entre Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, na região Sudoeste. O investimento é de R$ 90 milhões. A obra prevê a restauração de 40,82 quilômetros das duas rodovias, sendo 29,93 quilômetros da PR-180 e 10,89 quilômetros da PR-281, com serviços de fresagem do pavimento atual e aplicação de nova camada de concreto asfáltico, inclusive com uma camada mais superficial de concreto asfáltico modificado em polímero. Em segmentos mais críticos será feita reconstrução total da pista, desde a sub-base. Para ampliar a capacidade de tráfego das rodovias está previsto o alargamento das faixas de rolamento dos atuais 3,20 metros de largura cada para 3,50 metros, a pavimentação dos acostamentos e a implantação de 9,10 quilômetros de faixas adicionais divididas em oito segmentos, sendo seis na PR-180 e dois na PR-281.
Fonte: Portal Educadora com AEN