• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO
Esportes

Yuri Schaukoski é campeão paranaense de motocross

Ele disputou a temporada na categoria MX1 Intermediária que utiliza motos de 450 cilindradas.

Image
  • 20 de Dezembro de 2024
  • Foto: Rodrigo Júnior/Assessoria

  • 350

O duovizinhense Yuri Schaukoski conquistou, no último final de semana, o título de Campeão Paranaense de Motocross na categoria MX1 (Intermediária). A prova final aconteceu em Salto Del Guairá (Paraguai). Yuri tem 29 anos e é atleta da equipe Honda Motor Park, de Cascavel. Ele falou sobre a categoria. “O campeonato é dividido em várias categorias, seja por idade, nível técnico e outras. A MX1 é com motos de 450 cilindradas, a mais forte que tem e o intermediário é para pilotos que não tem título estadual. Agora que fui campeão nunca mais posso correr nessa categoria, vou para o profissional e vou ter que me dedicar mais ainda. Hoje, eu treino somente no final de semana, mas o profissional não consegue ganhar treinando assim. Teria que treinar duas, três vezes durante a semana”, disse o piloto em participação no Papo de Quinta, da Vizi FM.

Ele falou sobre a etapa que venceu no final de semana. “A última corrida foi bastante difícil, o solo lá é bastante arenoso, abre muito buraco. É bastante exigente, braço, perna, coluna e também a parte pulmonar. As provas são por tempo, cada categoria tem seu tempo, são 20 minutos mais duas voltas. Quando dá os 20 minutos, a gente recebe a informação que tem mais duas voltas e consegui ter um bom resultado”, relatou.

Yuri ainda exaltou o nível técnico da categoria e falou sobre a briga pelo título. “Você precisa ser consistente, ir em todas as etapas. Esse ano eu pontuei, como primeiro colocado, em todas as etapas que eu fui e isso me ajudou a conquistar o título. Mas tivemos anos que o campeão ficou sempre em terceiro, quarto e foi em todas as etapas, não machucou, conseguiu andar. Tem gente que ganha corrida e não é campeão porque não consegue participar de todas. Hoje eu ando para a Moto Park de Cascavel, é uma equipe nova, começou na metade do ano passado e nesse ano fez o campeonato todo. Eu fiquei campeão na intermediária MX1 e na MX3, por idade, que é 35 anos, outro piloto da equipe também foi campeão”, explicou.

Uma vida no motocross...

Filho de Sidney Schaukoski, o Gordo Motos, que também compete, Yuri começou a participar de competições quando tinha quatro anos. “Isso é normal no motocross, começar cedo e já andar muito bem quando tem 10, 12 anos. Nesse período eu tive 21 fraturas, já quebrei joelho, mão, costela, coluna, tudo. Eu tive uma fase de se machucar, os acidentes sempre acontecem, é inevitável, mas com o tempo a gente vai entendendo os limites. Dos 16 anos, que estava no auge de velocidade, sem experiência, acabava me acidentando mais, me arriscava mais, mas aí era três meses bem, três meses quebrado”, lembra.

O piloto conta com o apoio da Honda Motopark de Cascavel, Gordo Motos, Roda Viva, Farias Mister Multas e da Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos.

Confira a entrevista completa clicando aqui.

Fonte: Portal Educadora