Geral

Cargo de reitor da UTFPR é transmitido para Everton Lozano, que fará gestão até 2028

Cerimônia aconteceu na UTFPR de Curitiba no último dia 18 de dezembro.

Image
  • 23 de Dezembro de 2024
  • Foto: Assessoria

  • 42

O cargo de reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi transmitido para Everton Lozano em solenidade realizada na sede da Reitoria, em Curitiba, na quarta-feira, 18 de dezembro. O evento contou com a participação de todos os ex-reitores da Universidade, entre eles, Marcos Schiefler, que ocupou a função em 2020. A solenidade também rememorou os 115 anos da instituição.

O reitor já havia sido empossado em Brasília no dia 12 e assumiu o cargo em setembro, quando a nomeação foi publicada no Diário Oficial da União. Ele foi o vencedor da consulta feita junto à comunidade acadêmica e a escolha foi referendada pelo Conselho Universitário (Couni) e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante a cerimônia de transferência de cargo, Everton Lozano agradeceu à sua equipe, à família e defendeu a reformulação do ensino superior e disse que sua candidatura foi pautada na construção de sinergia dentro da universidade: “candidatei-me com o propósito de harmonia institucional, pacífico, ameno. Com direito ao contraditório, porque isso nos leva para frente, mas em harmonia”.

Everton Lozano é o reitor mais jovem a assumir o cargo, aos 44 anos, e destacou que a instituição precisa estar norteada pela inovação e para a formação que atenda às demandas da sociedade e dos estudantes. Nesse cenário, defendeu uma reformulação do ensino superior.

“O Brasil se destaca em seu sistema público de ensino (...) e isso é um privilégio. Nós clamamos enquanto tecnológica para que possamos responder para a sociedade sobre qual a diferença entre a UTFPR, que tem o “T” [de Tecnológica], entre as outras universidades. Para ser o MIT [Instituto de Tecnologia de Massachusetts, dos Estados Unidos] do Brasil precisamos que o MEC olhe para a tecnológicas como um grande filão de mercado”, mencionou o reitor, que também pediu mais vagas para servidores técnicos-administrativos e professores.

A UTFPR é a primeira e até 2024 a única Universidade Tecnológica do Brasil e a maior instituição federal multicampi do país. Para 2025, a expectativa é que mais duas instituições de ensino superior se somem à UTFPR como universidades tecnológicas, com a transformação do Cefet-MG e Cefet-RJ que tramita no Congresso Nacional.

Fonte: Assessoria