Paraná tem maior queda do país na produção industrial de fevereiro.

Depois do Paraná, as quedas mais acentuadas ocorreram em Goiás (-3,9%) e Rio Grande do Sul (-3,5%), enquanto Bahia (-0,6%), Pernambuco (-0,5%), Amazonas (-0,4%) e Santa Catarina (-0,2%)

Image
  • 11 de Abril de 2012
  • 300

O Paraná teve a maior queda do país na produção industrial entre janeiro e fevereiro deste ano, com recuo de 7,7%, mostram dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No balanço nacional, a produção industrial caiu em 7 dos 14 locais pesquisados.

Depois do Paraná, as quedas mais acentuadas ocorreram em Goiás (-3,9%) e Rio Grande do Sul (-3,5%), enquanto Bahia (-0,6%), Pernambuco (-0,5%), Amazonas (-0,4%) e Santa Catarina (-0,2%) apontaram perdas mais moderadas.

A queda acentuada no Paraná, segundo o IBGE, foi motivada principalmente pela redução na fabricação de automóveis, caminhões, produtos químicos, máquinas e equipamentos da produção agrícola.

Segundo Sinval Dias dos Santos, chefe do Instituto no Paraná, foram dois os principais motivadores para a queda da produção industrial paranaense: a estiagem que atingiu o estado e a crise econômica mundial.

Na comparação com fevereiro de 2011, porém, o resultado do Paraná aponta pra um avanço de 0,5%.