Seca reduz reservatórios das usinas do Sul ao menor nível em dez anos.

A média de água armazenada na última terça-feira era de 31,8% da capacidade máxima, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Image
  • 12 de Abril de 2012
  • 360

A estiagem na Região Sul deixou os reservatórios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul no nível mais baixo para esta época do ano desde pelo menos 2002, ano em que teve início a atual série histórica.

A média de água armazenada na última terça-feira era de 31,8% da capacidade máxima, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

No mesmo período do ano passado, o índice estava próximo a 93,5%. A condição contrasta com reservatórios das demais regiões brasileiras, que ocupam no mínimo 78% da capacidade.

No Paraná, a situação é crítica no Rio Iguaçu. Os reservatórios das cinco usinas situadas ao longo do rio armazenam 35% do volume máximo de água. O maior dos cinco reservatórios do Iguaçu, o da usina de Foz do Areia – a maior da Companhia Paranaense de Energia (Copel) – opera com somente 23% de sua capacidade.

A usina Itaipu, localizada no Rio Paraná, que é “abastecida” pelas chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, opera normalmente: nos primeiros três meses deste ano, até registrou aumento de geração em relação ao mesmo período do ano passado.

O índice favorável na geração de energia da Itaipu se deve ao bom desempenho dos reservatórios da Região Sudeste no início deste ano, em razão do regime de chuva. Isso fez o lago de Itaipu manter o nível normal de água.