Governo do Estado destina 26 milhões de reais para os 24 consórcios de saúde.

Este programa da Secretaria Estadual da Saúde amplia o acesso da população a consultas especializadas, a exames, como, por exemplo, ultrassom, exames oftalmológicos e mamografias.

Image
  • 12 de Abril de 2012
  • 364

Os 24 consórcios intermunicipais de saúde do Estado assinaram ontem o termo de adesão ao Comsus, que destinará este ano 26 milhões aos consórcios para qualificação da atenção secundária à saúde.

Este programa da Secretaria Estadual da Saúde amplia o acesso da população a consultas especializadas, a exames, como, por exemplo, ultrassom, exames oftalmológicos e mamografias, e cirurgias eletivas ambulatoriais.

O vice-governador Flávio Arns destacou a proposta do programa que, em conjunto com os outros promove a saúde e ajuda a prevenir doenças.

Arns afirmou que este governo tem compromisso com a cidadania, cuidando das pessoas no local onde elas vivem, e oferecendo melhor atendimento à população.

O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, disse que o governo resgata uma dívida histórica com os consórcios, que durante muito tempo atuaram no Paraná sem apoio devido por parte do Estado.

Ele destacou que, pelo Comsus, os 24 consórcios terão recursos de custeio, investimentos em obras e equipamentos e capacitação. O repasse de custeio passará dos atuais 219 mil para 1 milhão e 200 mil mensais.

Para construção de centros de especialidades regionais serão destinados 9 milhões, neste ano, a quatro consórcios que têm os projetos prontos.

O secretário ressaltou que a liberação de recursos faz parte do primeiro orçamento do Governo Beto Richa.

A secretária da Familia e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, afirmou que o principal objetivo é atender a população mais carente.

O Comsus é um dos sete programas estratégicos da Secretaria da Saúde, dos quais quatro estão em funcionamento, o Farmácia do Paraná, de assistência farmacêutica, o Apsus, que atua para melhorar a Atenção Primária do SUS em todos os municípios do Estado, o Hospsus, de apoio a hospitais públicos e filantrópicos do SUS, para melhorar a atenção terciária e o Comsus para a qualificação da atenção secundária. A deputada Rose Litro se fez presente a solenidade e destacou a importância do Comsus para os consórcios intermunicipais de saúde.