Comissão da Assembleia apura denúncias de fraude no SUS em DV.

A audiência será realizada hoje na Câmara Municipal de Dois Vizinhos, às 10h da manhã.

Image
  • 13 de Abril de 2012
  • 323

A recém-criada Comissão Especial de Fiscalização do SUS já iniciou procedimentos para investigar denúncias de fraude na saúde pública de Dois Vizinhos.

Instalada oficialmente terça-feira pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, a Comissão inicia seus trabalhos a partir de denúncias veiculadas pela TV Tarobá de Cascavel, que durante toda a semana passada, mostrou uma série de reportagens em que cidadãos de Dois Vizinhos eram obrigados a pagar por exames agendados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente da Comissão, deputado Leonaldo Paranhos (PSC), avaliou as denúncias como extremamente graves, na medida em que comprovam o envolvimento direto dos gestores públicos da saúde de Dois Vizinhos na fraude.

Entre as primeiras providências adotadas pela Comissão está a realização de uma Audiência Pública para a qual foram convocados o antigo e o atual secretário municipal de saúde; diretores e funcionários do Hospital Municipal de Dois Vizinhos; diretores da 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão; representantes do Ministério Público estadual e federal; pacientes que denunciaram a fraude na televisão Tarobá; lideranças comunitárias e população em geral.

O secretário executivo da Comissão, o advogado Jefferson Abade, ressalta que a Comissão tem autoridade para convocar depoentes e exigir documentação dos órgãos investigados. Ele salienta ainda que "a ausência dos convocados, ou recusa imotivada em receber as notificações, poderá ensejar medidas judiciais".

A audiência será realizada hoje na Câmara Municipal de Dois Vizinhos, às 10h da manhã.