Esportes

Conheça Jailson Braz, o novo treinador da base do Galo Futsal

Ele já foi atleta da equipe duovizinhense e é muito conhecido por participações em campeonatos amadores no município e na região.

Image
  • 22 de Janeiro de 2025
  • Foto: Portal Educadora

  • 249

No último dia 9 de janeiro, o Galo Futsal, de Dois Vizinhos, anunciou a contratação do técnico Jailson Braz, que vai comandar a base da equipe – do sub-5 ao sub-20. Na última terça-feira, 21, ele participou do Educadora News, na Rádio Educadora FM, e contou um pouco da sua história e falou sobre o andamento do trabalho que já começou com as peneiras que foram realizadas na última semana (sub-6 e sub-7; sub-8 e sub-9; sub-10 e sub-11; sub-12 e sub-13 e sub-14 e sub-15). Agora, nesta quinta e sexta, dias 23 e 24 de janeiro, acontece a seleção de atletas para o sub-20 (a última juntamente com o técnico Fabinho Gomes). A expectativa é que todas as equipes disputem o Paranaense e diversas competições regionais durante o ano. Confira a entrevista:

Educadora News – Como é o seu histórico e como aconteceu a sua chegada ao Galo Futsal?

Jailson Braz - Desde os sete anos eu comecei no futsal na AABB Comunidade, com o professor Dino Barbosa. Aí fui começando a aparecer, sempre jogando, conquistando títulos individuais, na base acho que ganhamos tudo. Eu consegui ganhar bolsa de estudo na Unisep pra jogar e, em 2012, quando começou o projeto do Galo e eu estava indo treinar e tinha peneira do Galo, que eu nem sabia. Fiz, passei, e joguei nos anos de 2012 e 2013 no profissional. Depois, tive proposta do Salto do Lontra, outras equipes, mas aí já trabalhava e não fui. Em 2019/20, o Galo veio de novo me chamar para compor o elenco, mas por causa do trabalho, da família, optei por não jogar. Em 2023, recebi proposta para trabalhar com a base em uma escolinha. Já tinha trabalhado, parei, voltei, com o Leandro, no ano passado e deu tudo certo, fizemos um bom trabalho e esse ano veio a proposta do Galo, para trabalhar com a base. Ouvi o projeto, conversei bastante com a família e aceitei o desafio.

Educadora News – Como você avalia as peneiras da última semana?

Jailson Braz - Graças a Deus, os pais e os atletas participaram. Eu até comentava em casa que não sabia se teríamos muitos alunos participando, estava em dúvida se eles viriam, fiquei na expectativa, com aquele medo, porque o projeto de alto rendimento do Galo, na base, estava parado. Os alunos já estavam em outras escolinhas, todo mundo treinando, mas graças a Deus eles vieram, retornaram motivados com a oportunidade que o Galo deu no projeto de alto rendimento e eu considero que foi um sucesso.

Educadora News – E como serão os treinamentos da base, os horários e locais estão definidos?

Jailson Braz - Estamos analisando, já definimos algumas categorias, sendo que algumas equipes irão treinar três vezes na semana e outras duas vezes. Faltam resolver alguns locais para os treinos e os horários, que já tenho todos planejados. Então agora é só definir. O nosso foco é disputar o paranaense, as copas nos finais de semana porque para chegarmos no paranaense bem preparados, precisamos disputar as copas dos finais de semana.

Educadora News - O Galo tem o projeto social nos bairros e agora o rendimento. Como vai funcionar isso? As crianças que se destacarem também serão aproveitadas no alto rendimento?

Jailson Braz – Conversei com a diretoria e alguns meninos que passaram pela peneira vamos dar mais uma semana de treinamentos para eles, para que eu possa observar melhor porque na peneira, às vezes, um atleta não consegue pegar muito na bola e, por isso, vamos dar mais alguns treinamentos para que eles possam aproveitar e, caso alguém não consiga se manter no alto rendimento, eles estarão com a professora Heloisa (Occhi Detoni) no projeto social e eu estarei acompanhando os treinos, conversando sobre os meninos, se estão indo em todos os treinos, se está se dedicando e aí vamos subir para o alto rendimento quem se destacar. Vou analisar se merecer ganha a chance. Já o aluno do rendimento, se faltar treino, não levar a sério, vai descer para o social, vamos fazer um trabalho sério.

Educadora News – E qual é a expectativa para a peneira do sub-20 na quinta e sexta?

Jailson Braz – Vamos analisar os atletas nos dias 23 e 24 de janeiro, das 17h30 às19h, no Ginásio Teodorico Guimarães. Estamos ansiosos, tem bastante gente me chamando, pessoas de toda a região, de outros Estados, pedindo se podem vir e é aberto ao público. Não precisa de inscrição, é só estar lá no horário que vai participar da peneira. Se tiver 100, 50 ou 10, todos vão fazer o teste. Vai ter o acompanhamento do Fabinho (Gomes – técnico do profissional), alguns jogadores do profissional também estarão por lá, vai ser um grande evento. Os meninos de Dois Vizinhos e região, aproveitem a oportunidade e um passo do profissional.

Fonte: Portal Educadora