Geral

Caminhão com transformador gigante da Itaipu passou pelo Sudoeste

Destino é Blumenau, onde passará por manutenção.

Image
  • 22 de Janeiro de 2025
  • Foto: Assessoria

  • 654

O transporte de um transformador de grande porte da usina hidrelétrica de Itaipu, que partiu no último sábado (18) de Foz do Iguaçu, passou na terça-feira (21) por Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná. O destino é Blumenau, em Santa Catarina, onde o equipamento passará por manutenção corretiva.

O veículo tem 39 metros de comprimento e 3 metros de largura, sustentado por 124 pneus. A velocidade máxima do caminhão é de 40 km/h.

O transporte especial deve-se às dimensões do transformador. A peça tem 5,5 metros de comprimento, 5,2 metros de altura e pesa 122 toneladas. A expectativa da transportadora responsável pelo serviço é que a viagem de 800 quilômetros, até Blumenau, leve em torno de 20 dias no total.

Segundo o superintendente adjunto de Manutenção da Itaipu, Marco Aurélio Siqueira Mauro, em entrevista ao Diário do Sudoeste, a necessidade de manutenção do transformador foi constatada em 2023 após análises técnicas e ela ocorre fora da usina devido a complexidade de desmontagem, montagem e testes elétricos que só podem ser realizados na fábrica. O equipamento deve voltar a Foz do Iguaçu em 2026. A usina de Itaipu conta com 60 transformadores, divididos entre 20 unidades geradoras (três por unidade) e seis peças sobressalentes. Esses transformadores possuem potência nominal de 256 MVA (Megavoltampère) e operam em frequências de 60 Hz (para o Brasil) e 50 Hz (para o Paraguai). Sua manutenção é essencial para garantir a estabilidade do fornecimento de energia entre os dois países.

Fonte: Assessoria e Diário do Sudoeste