Geral

Em quatro anos, foram plantadas 350 mil mudas de flores em Dois Vizinhos

Esse trabalho foi realizado pela secretaria de desenvolvimento rural, meio ambiente e recursos hídricos.

Image
  • 22 de Janeiro de 2025
  • Foto: Portal Educadora/ arquivo

  • 71

Na última segunda-feira, 20, o secretário de desenvolvimento rural, meio ambiente e recursos hídricos, José Carlos Ventura Júnior, o Juninho, participou do Programa Sete e Meia e fez um resumo das ações da sua pasta. Além de atender os agricultores, diversos outros projetos foram realizados. “No paisagismo, por exemplo, fizemos a revitalização da cidade, porque não tínhamos flores e foi um pedido do prefeito Carlinhos Turatto (PP) implantar esses canteiros. Foram mais de 350 mil mudas plantadas nos quatro primeiros anos de mandato. Isso nos deixa feliz, vendo uma cidade florida, diferente, mais bonita. Temos muitos projetos nesses próximos quatro anos, algumas avenidas que não receberam as flores serão contempladas, estamos aumentando o pessoal do paisagismo para deixar nossa cidade ainda mais florida, bonita e alegre”, resumiu.

Árvores invasoras estão sendo substituídas por espécies nativas. “Foram cerca de 3,5 mil mudas de árvores plantadas seguindo o plano de arborização que foi criado há algum tempo e entrou em vigor agora no nosso mandato. Muita gente até fala, reclama, que estamos tirando as árvores da cidade, mas tudo isso é planejado. Esse plano foi votado, sancionado, foi feito todo um estudo, ainda no mandato anterior, por especialistas que direciona as ações. As nossas espécies de árvores vão ter que ser substituídas por outras adequadas ao perímetro urbano. Hoje temos árvores que afetam as redes pluviais, as calçadas, a fiação e isso traz danos para o cidadão e vamos substituindo, com cautela, replantando pequenas, de forma gradativa, numa parceria entre nossos técnicos e universidades”, completa.

O repovoamento de rios e lagos também foi realizado pela pasta. “Foram cerca de 40 mil alevinos soltos nos lagos e rios de Dois Vizinhos, numa parceria com a secretaria de educação e, sempre no dia do rio, com os conselhos de desenvolvimento rural e meio ambiente, a gente faz as ações com os alunos”, disse Juninho.

Coleta de lixo

Um projeto que deve ser ampliado é o de contêineres para coleta de lixo na cidade. “Esse é o início de um projeto que tem muito a se expandir. Queremos também fazer um novo centro de coleta de recicláveis, já temos projetos protocolados na Itaipu para fazer esse novo espaço. A Pema faz a coleta dos resíduos em geral, mas o reciclado tem a cooperativa que o município dá apoio, inclusive, conseguimos dois caminhões em quatro anos para eles. A Pema também faz uma triagem quando o lixo chega no aterro, com a separação do material. Se o duovizinhense separar na sacola, vai ajudar o meio ambiente e vamos trabalhar nisso nos próximos quatro anos. No interior, temos os pontos de coleta, diferente da cidade que passamos em cada casa. O presidente da comunidade recebe ofício com o calendário. A gente, inclusive, dobrou o número de coletas no campo. Algumas passamos mensalmente, algumas cinco, seis vezes por ano”, completou. 

Cemitérios

A pasta também cuida dos cemitérios Sul e Norte. “Ampliamos o cemitério da Sul, fizemos o ossuário na Norte e já estamos fazendo exumações, liberando espaços, de forma ordeira e organizada. Ali estão nossos entes queridos, os pioneiros e pedimos a conscientização da população para cuidar dos nossos cemitérios”, resume.

Cães e gatos

A pasta também é responsável pelo canil municipal e trabalha com a castração de cães e gatos em situação de rua. “Nesses quatro anos foram realizadas cerca de 520 castrações, muitos animais do canil municipal e outros da ONG. Também tivemos a doação de ração, repasses feitos para a ONG, conseguimos um veículo também para eles durante os últimos anos e temos projeto de ampliar o canil municipal. Ele está lotado, mas sabemos da preocupação do prefeito para melhorar essa situação. Também vamos intensificar as castrações, se tivermos bom número de castrações, conseguimos reduzir o número de animais nas ruas. Conseguimos mais dois médicos na secretaria justamente para ajudar nesse trabalho”, conclui Juninho.

Fonte: Portal Educadora