• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

DO PAGO AO SERTÃO

com

JULIO VENDRAMINI
Geral

Arrastão da Dengue chega ao Centro Norte

Ação começa hoje na área central do município depois de passar por seis bairros.

Image
  • 28 de Janeiro de 2025
  • Foto: Assessoria

  • 95

A secretaria de saúde segue trabalhando com o Arrastão contra a Dengue. Nesta terça-feira, 28, o recolhimento do lixo será feito no Centro Norte (caso o tempo permita). Nesse trabalho, a população está sendo motivada a limpar seus terrenos, recolher o lixo e deixar acondicionados em sacos ou caixas em frente as casas. A secretária de saúde Claudete Meurer pede apoio da população e faz um balanço positivo da ação. “Estamos conseguindo remover grande quantidade de recipientes que acumulam água e promover a conscientização da população sobre a importância da prevenção. Muitas famílias têm colaborado e, por isso, contabilizamos um número baixo de focos do mosquito até agora”, destacou a secretária.

O arrastão já passou pelo Jardim Marcante, Jardim da Colina, Margarida Galvan, Bairro da Luz, Bairro das Torres e loteamento Realize.

A operação tem enfrentado um problema que preocupa a gestão municipal: o descarte irregular de materiais. Segundo Claudete, a ação que deveria se concentrar na remoção de objetos capazes de acumular água foi desvirtuada já que materiais como móveis velhos, colchões, eletrodomésticos quebrados e outros itens inadequados à proposta do arrastão estão sendo deixados nas calçadas para que os caminhões de limpeza os recolham. “Encontramos móveis, eletrodomésticos e todo tipo de coisa que não tem nada a ver com a operação. Isso é um desrespeito. A saúde pública está se mobilizando para combater a Dengue, mas não pode ser tratada como serviço de descarte de lixo que não acumula água. É uma vergonha que a gente tenha que fazer isso”, criticou.

Dicas para colaborar com o arrastão

A recomendação da secretaria de saúde é separar apenas os materiais que acumulam água (exemplo: pneus, latas, vasos e garrafas). Evite descartar móveis, colchões, eletrodomésticos ou outros itens que não façam parte da operação. Mantenha quintais e terrenos limpos, eliminando criadores do mosquito Aedes Aegypti. O cidadão também pode denunciar criadores ou locais com acúmulo de lixo para a Secretaria de Saúde pelo telefone (46) 99912-1690.

Fonte: Portal Educadora e Assessoria