Atualmente, o Paraná é o terceiro maior produtor de leite no Brasil, ficando atrás dos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, produzindo cerca de três bilhões e meio de litros de leite.
350
O Paraná de acordo com uma pesquisa realizada pelo IPARDES, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, em 2009, teve um crescimento de 71 por cento na produção leiteira nos últimos anos. Atualmente, o Paraná é o terceiro maior produtor de leite no Brasil, ficando atrás dos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, produzindo cerca de três bilhões e meio de litros de leite.
Segundo Fabio Mezzadri, técnico do departamento de economia rural, no Paraná existem empresas de micro, pequeno e grande porte.
Existem municípios que se destacam individualmente, que tem uma produção mais elevada do que a média nacional. Exemplo de destaque é a Cidade de Castro, que segundo o IBGE, no ano de 2010, foi a maior produtora do Brasil.
Até grandes produtores de outros estados, como Minas Gerais, vão buscar a genética de Castro que tem tradição na produção de leite pela própria migração holandesa.
Os produtores contam com um bom nível de tecnologia e solo, produzindo forrageiras e alimentos de alta qualidade. No Paraná, hoje, são em torno de 115 mil produtores de leite inseridos no mercado.
De acordo com Fabio Mezzadri, a maioria das propriedades de leite no estado são gerenciadas por mão de obra familiar, trazendo benefícios ao homem do campo.
A maioria dos lacticínios paranaenses tem limitação produtiva e tecnológica, principalmente nas empresas de micro e pequeno porte.
Dos 80 lacticínios de micro porte, 80 por cento produzem apenas um tipo de produto. Segundo Fabio Mezzadri, outro ponto de grande importância é quanto à diversificação dos produtos.
Existem também programas do governo que são responsáveis por ajudar na cadeia produtiva do leite e qualificar o produtor para chegar a um produto de melhor qualidade.
O Emater, instituto Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, possui técnicos da área de leite que fazem contato diretamente com o produtor no campo, levando novidades quanto à tecnificção da produção e ensinando os produtores a produzirem leite de melhor qualidade.
A Seab, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, possui um departamento chamado CPLeite, que é responsável por cuidar da melhoria da qualidade do leite e realiza cursos de aperfeiçoamento para produtores e até cursos de pós graduação para alunos em várias regiões do estado.