Geral

Na primeira sessão ordinária, foram definidas as comissões da câmara

‘Dança das cadeiras’ no legislativo fez com que houvessem mudanças nas comissões que haviam sido votadas anteriormente.

Image
  • 04 de Fevereiro de 2025
  • Foto: Assessoria

  • 246

Na primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos, que aconteceu na noite de segunda-feira, 3, os legisladores elegeram novos membros para as comissões permanentes da casa. Isso ocorreu porque dois parlamentares, que ocupavam funções nas comissões, deixaram a câmara para assumir cargos de secretários no Poder Executivo: Nilton de Almeida (Republicanos) era o secretário na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e assumiu a secretaria Geral de Governo enquanto Irival Kike Didomenico (PL) era membro da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) e deixou a casa de leis para ser secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e de Turismo. Além disso, o vereador Edimarcos ‘Chicão’ Dalagnol (PP), renunciou a função de presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH).

Os suplentes que assumiram, Osmar Camargo (Republicanos) e Aline Constantino (PL), já participaram da escolha e se tornaram membros de comissões. Osmar foi eleito membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) com nove votos, contra um de Chicão, um de João Marcos Nino (PT) e um de Dani Pato (PP). Já Aline Constatino foi eleita membro da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) com seis votos, contra dois de Carlos Mangini (PP), um de Dani Pato, um de Chicão e um de João Marcos Nino. Mano Boaretto (Republicanos) foi eleito para a Comissão de Direitos Humanos (CDH) com seis votos, contra dois de Aline Constantino, um de Silvana Dal Molin (PP), um de Carlos Mangini e um de Benini Júnior (União).

Por fim, também foram definidos os vereadores que farão parte da Comissão de Ética: Osmar Camargo, Mano Boaretto e Chicão Dalagnol. Benini Júnior será o suplente. Tanto a CDH quanto a Comissão de Ética ainda não definiram quem fica com os cargos de presidente, secretário e membros.

Projetos aprovados

Foram aprovados, em primeira votação, por unanimidade, os projetos de lei que renovam os incentivos ao Galo Futsal e que firma convênio com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR de Dois Vizinhos) para cedência de servidor. Foi aprovado também o projeto de lei que cria o Loteamento Bela Vista.

Deram entrada no legislativo, para avaliação das comissões, o projeto que denomina a estrada rural em homenagem ao Senhor José Ermindo Link; projeto que reorganiza a estrutura da secretaria de administração e finanças; projeto que dispõe sobre a isenção de impostos e taxas aos beneficiários do Reurb; projetos que criam secretaria de meio ambiente e recursos hídricos, secretaria de esporte e lazer e secretaria de turismo, comunicação social, marketing e eventos, além de novos cargos na UPA.

Confira as comissões:

CCJR

Presidente: Deolino Benini Junior

Secretário: Carlos Mangini

Membro: Osmar Camargo

CDS

Presidente: Emerson Dalpasqual

Secretária: Dani Pato

Membro: Silvana Dalmolin

CFO

Presidente: Cledimar Boaretto

Secretária: Silvana Dalmolin

Membro: Aline Constantino

CDH

Cledimar Boaretto

Joao Marcos Martins Moreira

Daniela Alberton

ÉTICA

Osmar Camargo

Mano Boaretto

Chicão Dalagnol

Suplente: Deolino Benini Junior

Fonte: Portal Educadora