DIA INTERNACIONAL DA HEMOFILIA: Data reforça orientações sobre sintoma e tratamento da doença.

Hematomas pelo corpo, hemorragias internas sem motivos, dor e inchaço nas articulações podem ser sintomas da hemofilia.

Image
  • 17 de Abril de 2012
  • 317

Hematomas pelo corpo, hemorragias internas sem motivos, dor e inchaço nas articulações podem ser sintomas da hemofilia. O Dia Internacional da doença, comemorado neste 17 de abril, lembra a importância do diagnóstico e tratamento. A hemofilia é uma alteração genética no sangue, caracterizada por um defeito na coagulação. Sílvio Assunção, membro da Ajude-C, a Associação dos Voluntários Pesquisadores e Portadores de Coagulopatias, faz um alerta aos pais e professores para os sintomas da doença:

"Maioria das pessoas que portam a hemofilia apresenta hematomas, são manchas roxas pelo corpo, e algumas vezes a criança chega mostra para mãe que está com hematoma, a mãe vai e pune, acha que caiu ou que brigou e, algumas vezes, não é. Então, a gente aconselha que se tenha uma atenção mais redobrada a esses sintomas: dores na articulação, quando a crianças começa a reclamar por dor, dificuldades de andar."

O Sistema Único de Saúde oferece tratamento aos pacientes hemofílicos. O coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez, destaca que o País também conta com tratamento preventivo para crianças de até três anos de idade:

"Crianças que estão nascendo hoje com hemofilia elas desde pequenas vão começar a fazer a reposição de fator, isso vai evitar que elas tenham as sequelas que os hemofílicos mais antigos têm. A hemofilia, embora seja uma doença hematológica, é uma doença que provoca sangramento nas articulações e esse sangramento repetido leva a uma destruição da articulação e faz com essa pessoa tenha uma mobilidade mais difícil."

Para ter acesso ao tratamento oferecido pelo SUS é preciso estar cadastrado em um dos 35 Centros de Tratamento de Hemofilia do País. Para outras informações, basta procurar o Hemocentro mais próximo.