Prefeitura cedeu as tintas e os Grupos AndeDV e Santiago Brasil realizaram a mão de obra.
Foto: Assessoria
164
Em uma ação recente de revitalização urbana, a tradicional Escadaria Colorida, que conecta a Rua João Dalpasquale à Rua Wenceslau Braz no Centro Norte de Dois Vizinhos, junto à praça Honoir Peretto, foi repintada. A iniciativa foi realizada pelos voluntários dos grupos Santiago Brasil e AndeDV com o apoio da administração municipal, que destinou as tintas necessárias. A escadaria, originalmente construída nos anos 1980 e alterada após um incidente em junho de 2013, quando o rompimento de um muro de contenção modificou seu desenho original em zigue-zague, já passou por uma primeira revitalização em 2022, a pedido do Departamento de Turismo. Com o tempo, as cores desbotaram e o local precisava passar por uma nova intervenção. Atendendo a essa demanda, voluntários se reuniram para repintar os degraus, restaurando a paleta vibrante que remete ao arco-íris e, por consequência, o apelido carinhoso que o espaço adquiriu: Escadaria Colorida. Também foram inseridas palavras de incentivo nos espelhos da escadaria.
Em novembro de 2024, o grafiteiro duovizinhense Eiguel Ribeiro, que já havia sido contemplado com a previsão de uma completa grafitagem dos murais, o que acabou sendo adiada, adicionou um desenho de uma grande borboleta colorida ao mural. Essa intervenção do artista marcou uma mudança sutil na identidade visual da escadaria, reforçando a ideia de renovação da mesma.
“Essa intervenção na Escadaria Colorida, que é um cartão postal que temos no centro da cidade, não só recupera um patrimônio que tem valor histórico, mas também reforça nossa estratégia de promover o Turismo em Dois Vizinhos. Cada ação, como essa, contribui para tornar nossa cidade mais atraente para visitantes e moradores. Somos muito gratos aos voluntários, que priorizaram a manutenção das cores originais usadas na primeira revitalização”, disse Flávio Galeazzi, diretor de Turismo.
O responsável pelo Turismo de Dois Vizinhos comentou ainda que foi procurado por membros da associação, que solicitaram um estudo de viabilidade para rebatizar a escadaria como "Escadaria do Peregrino". A proposta surge em meio aos estudos para a mudança do itinerário do Caminho de Santiago de Dois Vizinhos, com o intuito de que os peregrinos passem pela escadaria ao percorrer toda a rota. Além disso, a ideia inclui a renomeação do trecho em zigue-zague, localizado no final da Rua João Dalpasquale – onde está sendo edificada a Capela de Santiago – para "Zigue-Zague de Santiago". Galeazzi garantiu que irá analisar a proposta e, antes de submetê-la à Câmara Municipal como projeto de lei, consultará o prefeito Carlinhos Turatto para alinhar as novas denominações.
Fonte: Assessoria Adaptada