Geral

Do Aprender e Crescer para a gerência na Ciss: a história de Romualdo Fernandes Santos

Ele trabalhava em um supermercado, fez a formação em 2010, entrou na Ciss em 2011 e hoje é gerente na empresa e presidente da Sudotec.

Image
  • 19 de Fevereiro de 2025
  • Foto: Portal Educadora

  • 706

O programa Aprender e Crescer, da Associação para o Desenvolvimento Tecnológico do Sudoeste do Paraná (Sudotec), chega a sua 21ª edição em 2025 e já mudou a realidade de muitas pessoas. Um exemplo é Romualdo Fernandes dos Santos que foi aluno em 2010, entrou na Ciss em 2011 e hoje é gerente da fábrica na empresa de softwares. Ele também preside a Sudotec. “Eu sou cria do Aprender e Crescer. Em 2010, com 16 anos, eu trabalhava em um Supermercado da cidade e resolvi participar da formação. Desde então, tive seis meses de curso e, em 2011, fui chamado para trabalhar na Ciss e estou até hoje na empresa. Comecei no desenvolvimento, hoje sou gerente, tenho grandes responsabilidades graças ao Aprender e Crescer e, atualmente, como presidente da Sudotec, estou podendo retribuir tudo que o projeto e a Sudotec me ofereceu”, resumiu em participação no Educadora News.

Ele não imagina como seria sua vida sem o projeto. “Seria bem diferente. Graças a Deus eu consegui atingir objetivos pessoais graças ao Aprender e Crescer. Eu estava cursando ensino médio, o pessoal foi nos convidar no mercado, aí eu pensei em participar. Percebi que era isso que eu queria para o meu futuro e abriu muitas portas para mim”, exaltou. “Temos diversos dessas histórias de ex-alunos que seguiram na carreira, empreenderam, tem suas empresas, incubaram na Sudotec e hoje tem seu nome na cidade como grande referência. No ano passado, de 29 formados, 18 estão empregados, um número alto pensando em qualidade de entrega, várias empresas absorveram e sabem da qualidade da formação da Sudotec. E é isso que a gente busca, sempre melhorar para entregar melhores profissionais ao mercado de trabalho”, lembrou Samara Pietrobom Dresch, coordenadora da associação.

Como se inscrever?

Toda a formação é gratuita, assim como as inscrições. “Trabalhamos com os alunos, adolescentes e jovens, a partir de 16 anos ou que vão completar 16 anos em 2025. Nesse ano, temos uma demanda um pouco e a grade curricular ficou maior: subiu de 500 para 530 horas e acrescentamos uma disciplina voltada ao desenvolvimento comportamental e atendimento ao cliente. Vale ressaltar que, se você tem essa vontade e tem seus 20, 25, 30 anos, também é muito bem-vindo e estamos de portas abertas para a comunidade. As aulas iniciam no dia 8 de março, um sábado, com uma problemática ofertada por uma das indústrias parceiras, e aí os alunos desenvolvem esse projeto no decorrer do curso. As aulas são de segunda a quinta, das 18h30 às 22h30. O curso termina no final de novembro”, disse Samara. Quem quiser informações pode entrar em contato pelo WhatsApp (46) 3536-6281.

Fonte: Portal Educadora