• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BOM DIA 107

com

JOÃO PAULO DOS SANTOS
Geral

MCMV: 16 famílias de DV contempladas com habitação rural

Contratos foram assinados em solenidade que aconteceu na Cresol Sul, na tarde de quinta-feira, 20 de fevereiro.

Image
  • 21 de Fevereiro de 2025
  • Foto: Portal Educadora

  • 738

Na tarde de quinta-feira, 20, uma solenidade no auditório da Cresol Sul marcou a assinatura de 22 contratos do Minha Casa Minha Vida Rural (MCMV) para 16 agricultores familiares de Dois Vizinhos e seis de Nova Prata do Iguaçu. Através do projeto social ‘Caprichando a Morada’, todos vão receber R$ 75 mil para a construção da sua casa, com subsídio de quase 100% - eles pagam apenas R$ 750. O projeto saiu do papel através de uma parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Dois Vizinhos (Sintraf-DV) e Nova Prata do Iguaçu (Sintraf-NPI), a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Brasil (Fetraf-PR), a Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf), a Caixa Econômica Federal e o Governo Federal.

O programa está sendo retomado depois de seis anos. “Estamos aqui para celebrar uma conquista. A Federação, o Sindicato e a Cooperhaf só existem por vocês e é uma alegria muito grande nos encontrarmos aqui para essa assinatura de contratos. Essa política de habitação rural estava destruída, não tinha equipe para discutir habitação de interesse social, softwares, grupos no Governo Federal e levamos esses dois anos para conseguirmos voltar. Hoje, é um momento de arrancada na retomada de um programa tão importante e que fez muita diferença no campo. Queremos, até 2026, beneficiar mais de 150 mil famílias. Antes disso, nos 12 anos anteriores do governo Lula e Dilma, foram 200 mil famílias beneficiadas. A ideia é quase fazer 12 anos em dois. Ajudem a divulgar o programa, a importância de estar vinculado a sindicato para lutarmos por muito mais”, disse Elizandro Paulo Krajczyk, da Fetraf-PR.

Ari Pertuzatti, coordenador da Cooperhaf para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, exaltou a importância da habitação de qualidade. “Partilhar esse momento é uma superação. Depois de tanto tempo de espera, tínhamos a certeza de que esse dia ia chegar. Morar bem faz parte da dignidade humana, esse é nosso lema, a casa, teoricamente, não te dá um retorno econômico, mas socialmente, para a vida, tem muito valor. Esse programa é o reconhecimento do Governo Federal pelo trabalho que vocês executam que é a produção de alimentos. Nós só estamos aqui porque temos uma política pública, um Governo, uma Caixa e, principalmente, porque temos um sindicato. Muitos não estariam aqui, mesmo tendo o programa, sem a organização local”, disse.

Jonai Girardi Antunes, presidente do Sintraf-DV, celebrou. “Estamos tão ansiosos quanto vocês. Entendemos que todos merecem uma moradia digna, isso eleva a autoestima e faz com que as famílias permaneçam no campo, em especial, a juventude na sucessão familiar. Parabéns e continuem juntos com o nosso sindicato, sonhando e lutando conosco para conquistarmos mais benefícios”, comentou.

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) fez um apanhado histórico das lutas da Agricultura Familiar. “Desde o final dos anos 90 lutamos para termos esse programa tão importante e hoje é o dia das famílias contempladas. É bom lembrarmos a história, isso tudo é fruto da organização dos nossos sindicatos de trabalhadores rurais. Sem isso, não teríamos o programa. Estou na Assembleia Legislativa há 21 anos, com um hiato entre 2014 e 2018 e, quando cheguei lá, um dos primeiros projetos que apresentei foi o Hospital Regional de Beltrão e o segundo foi de um programa de habitação rural para o Governo do Estado que não foi aprovado. Com eleição do Lula, em 2002, ele criou o programa da habitação que já contemplou tantas famílias em todos os cantos do Brasil. São muitos sonhos sendo realizados nesse tempo e agora esse programa volta a ser realidade”.

Fonte: Portal Educadora